Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Contran revoga resolução que interrompia prazos de serviços de trânsito

No Pará, retorno se dará de forma gradativa para que não haja problemas aos usuários

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
19/11/2020 11h29

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a resolução 782, de 18 de junho de 2020, que interrompia os prazos de processos e procedimentos ligados aos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), entre eles o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A resolução buscava mitigar os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, já que os órgãos estavam com as suas atividades paralisadas e inviabilizados de cumprir os prazos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O retorno dos prazos se dará de forma gradativa para que não haja problemas aos usuários.

A medida entrará em vigor no dia 1º de dezembro, quando passam a vigorar os novos prazos de serviços, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de veículos e envio de notificações de autuação. A revogação restabelece a contagem dos prazos de maneira acessível, considerando a normalização dos serviços nos órgãos e o retorno das atividades presenciais ao público, garantindo o cumprimento da legislação.

Os processos relacionados às infrações de trânsito, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o licenciamento de veículos, e nos processos envolvendo as Instituições Técnicas Licenciadas (ITL), terão diferentes maneiras de retomada, conforme a necessidade. O Detran divulgará em breve um cronograma de retomada dos prazos, onde cada serviço contará com uma melhor forma de restabelecimento. 

"O Detran trabalhará para que o retorno do cumprimento destes prazos seja realizado da melhor maneira possível, minimizando os impactos à população e com todo cuidado possível" - Marcelo Guedes, diretor geral do Detran.