Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega asfalto, água de qualidade e anuncia melhorias na saúde em São Caetano de Odivelas

Por Ronan Frias (DETRAN)
13/11/2020 16h57

O governador Helder Barbalho entregou, nesta sexta-feira (13), a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense. O novo sistema conta com 1.300 ligações domiciliares e beneficiará mais de 9 mil pessoas por meio de uma rede de distribuição com 12.360 metros.

"Sabemos as dificuldades com que o abastecimento de água foi entregue a nossa gestão após 10 anos de abandono. A nossa gestão, em 1 ano e 7 meses, concluiu esta obra. Estamos melhorando o abastecimento na capital e também no interior porque todos tem direito a água de qualidade e esse é um dos nossos compromissos com o povo. Agora, com essa entrega, 1.300 residências passam a receber água com mais qualidade em casa", afirmou o governador Helder Barbalho.

A obra de ampliação do sistema de abastecimento de água foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), através do Programa de aceleração do crescimento (PAC). O novo sistema contará com 1.300 ligações domiciliares e uma rede de distribuição de 12.360 metros.

Para o Titular da Sedop, com a entrega de hoje, o Estado cumpre um compromisso com à população. "A obra estava parada desde 2011, mas a atual gestão priorizou a conclusão deste trabalho, pelo bem dos moradores. Os esforços da equipe técnica da Sedop foram para garantir que o sistema finalmente pudesse ser concluído para iniciar as atividades. O resultado é que os serviços vão beneficiar toda a população daqui".

A obra realizada consistiu na perfuração de dois poços para captação de água de lençóis freáticos e de um sistema onde o líquido é direcionado para tratamento que melhora a qualidade. Em seguida, a água vai para o reservatório com capacidade 120 mil litros. Todo o sistema construído pela Sedop será gerenciado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa)

O Presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, presente durante a entrega, avaliou que "Agora estamos iniciando a operação do novo sistema que vai melhorar o abastecimento da cidade. A água começa a ser entregue com qualidade à população depois de 10 anos de abandono das gestões anteriores".

A informação da melhoria no fornecimento de água trouxe alegria aos moradores da cidade. Dona Maria Clementina Rodrigues festejou a notícia ao dizer que "nós ficamos felizes de saber que o abastecimento vai melhorar. Meu coração tá mais alegre".

O chefe do executivo estadual também anunciou um importante avanço para a área da saúde na região.

"Aqui o nosso projeto é fazer com que o hospital do Estado possa ser equipado e estruturado. para ser uma referência à população e assim, vamos atender não apenas a população de São Caetano de Odivelas, mas de Colares e outras cidades da regiões", disse Helder Barbalho.

Ainda no município de São Caetano de Odivelas, a comitiva do Governador Helder Barbalho vistoriou obras de pavimentação do programa Asfalto Por Todo o Pará. São Caetano está recebendo 3 km de asfalto novo para melhorar a trafegabilidade das ruas da cidade o que melhora ainda mais a qualidade de vida dos moradores.

O Programa Asfalto Por Todo o Pará tem como objetivo garantir melhorias na infraestrutura urbana de cidades paraenses, com mais de 500 km de obras de pavimentação, drenagem superficial, meio fio e calçada.

"A minha rua não tinha asfalto. Agora estão asfaltando ela e as outras e isso é muito bom pra todos nós. Aqui a gente já tá andando sem poeira, graças a Deus", disse dona Maria de Fátima Teixeira.