Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOTAÇÃO

Seduc realiza desinfecção e sanitização das escolas estaduais para as eleições 2020

Ação busca garantir a segurança e saúde dos eleitores paraenses que vão às urnas no próximo domingo (15)

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
13/11/2020 15h53

Procedimento garante mais tranquilidade no domingo de eleiçãoPara garantir a segurança e saúde dos eleitores paraenses que vão às urnas no próximo domingo (15), eleger seus prefeitos e vereadores, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a desinfecção e a sanitização das unidades de ensino que servirão de colégios eleitorais para o pleno serviço da democracia.

A ação de limpeza e descontaminação dos ambientes escolares, sobretudo das salas de aulas, receberam os cuidados necessários com o uso de produtos como água sanitária e desinfetante. O procedimento visa combater a propagação do novo coronavírus nas escolas, garantindo a tranquilidade no domingo de eleição.

Além do processo de sanitização, algumas escolas também passaram por reparos estruturais no que se refere às instalações físicas e elétricas, conforme recomendado pela cartilha do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que solicitou que algumas adaptações fossem realizadas para assegurar o bom andamento do pleito eleitoral. 

Unidades também passaram por reparos estruturais no que se refere às instalações físicas e elétricasUmas das escolas cedidas para as eleições e que já passou pelo processo de higienização é a José Valente Ribeiro, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, que desde o dia 6 de novembro abrigou equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estiveram atuando com os serviços da Policlínica e realizaram atendimentos de casos leves e moderados para sintomas gripais.

“Como desde o dia 6 de novembro, a escola estava recebendo o atendimento da Policlínica Itinerante que trata de casos leves e moderados da Covid-19, todas as salas de aulas e dependência da escola foram desinfectadas para receber as noves seções que compõem o pleito nesta unidade. Além disso, através do suprimento de fundos que a Seduc viabilizou, nós conseguimos fazer a instalação de pias com sabonete líquido, anexar despensas de álcool em gel e papel para que possamos estar preparados para receber os eleitores no próximo domingo”, ressaltou Ivailda Vieira, diretora. 

Cerca de 690 escolas da rede estadual foram requisitadas pela Justiça Eleitoral para o funcionamento das mesas receptoras de votos e justificativas nas eleições do próximo domingo.

"A Secretaria de Educação (Seduc), neste momento em que a população dos mais longínquos municípios do estado do Pará tem a oportunidade de escolher os seus representantes legislativos, disponibiliza aproximadamente 690 escolas estaduais, local onde serão recepcionados eleitores para a preparação do pleito eleitoral. O TRE, através de seus juízes eleitorais e do presidente do tribunal, postulou junto à Seduc reparos em aproximadamente 90 escolas estaduais, reparos esses que foram plenamente atendidos de forma a bem recepcionar os eleitores que tem essas unidades escolares como local de votação. Ressalto que, principalmente as escolas estaduais, onde funcionaram as policlínicas de combate à Covid-19, passaram por um processo de desinfecção de forma a bem preservar e resguardar o bem maior, que é a vida de cada cidadão paraense”, explicou o secretário adjunto de Logística da Seduc, Alexandre Buchacra.