Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz e Sedap entregam terceiro espaço de convivência ambiental

Denominado de Cantinho Verde, projeto incentiva o cultivo de horta e o zelo pela escola

Por Camila Botelho (SEDAP)
13/11/2020 15h26

Cantinho Verde foi entregue na Escola Municipal Maria de Fátima Ferreira, em MaritubaA moradora Elma do Socorro, do município de Marituba, se emociona ao falar da sua participação no Cantinho Verde, entregue nesta sexta-feira (13), na Escola Municipal Maria de Fátima Ferreira. Ela, a exemplo de outros pais, funcionários e alunos da instituição, incentivam os filhos e alunos a utilizarem na prática o conhecimento que aprendem sobre a convivência entre o meio ambiente e o zelo pela escola. 

O Cantinho Verde integra o projeto Asas Verde, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), através do programa TerPaz, do Governo do Pará. É um espaço criado dentro das escolas e que visa não só oferecer à comunidade um contato mais de perto com a natureza, como também servir para o estudo do meio ambiente na prática.

Elma do Socorro é mãe de três filhos e disse que a ação trouxe benefícios para ela e para os alunos. “Eu, como mãe e como funcionária da escola, vejo no dia a dia a importância dessa área verde aqui. Nós incentivamos os alunos a plantar e regar. Eles trazem semente e ainda levam para a casa deles também onde plantam e aprendem. Isso tem sido muito benéfico para mim e meus filhos”, ressalta a moradora que informou, ainda, que tem uma filha de 9 anos que já tomou gosto pela prática.

A Escola Maria de Fátima é a terceira a ganhar o seu espaço de convivência socioambiental. Semana passada, a Escola Fazendinha Esperança, também em Marituba, passou a contar com um semelhante. Em fevereiro deste ano, o primeiro Cantinho Verde foi entregue na escola José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem. 

“O Cantinho Verde aqui está vinculado à praça e à horta escolar, com a finalidade de trabalhar a educação ambiental com a escola e a extensão com a comunidade. Em Marituba, trabalhamos os quintais produtivos com as famílias e estimulamos a geração de renda. Isso é inserção do homem na valorização da sociedade, da cultura e da educação ambiental”, ressaltou a diretora da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Antônia Aleixo, que representou o secretário Hugo Suenaga na programação, a quem ressaltou o apoio para a implementação do Projeto Asas Verde. 

Além da Sedap e Emater, outros órgãos fazem parte do grupo e contribuem para a instalação desses cantinhos: a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), a Semas, além da parceria com as próprias escolas e comunidades e a Polícia Militar do Pará.

A assessora técnica Emater, Ana Lima, que representou a presidente Cleide Amorim, ressaltou a importância do trabalho integrado entre os órgãos e a participação da comunidade na revitalização do verde realizado na escola. Lembrou que a Emater e Sedap contaram com o apoio em especial da direção da instituição e dos pais para montar o espaço.

A diretora da escola, Ruthe Nascimento, disse que a parceria com a Sedap e Emater foi muito importante para a concretização do espaço de convivência da escola. Ressaltou a participação dos pais, professores, servidores e alunos da instituição, que trabalharam ativamente no projeto. Ela informou que a escola tem 545 alunos em três turnos: do fundamental menor até a educação de jovens e adultos.

Além do Cantinho Verde, a escola ganhou uma praça de convivência e uma horta composta também de plantas medicinais.

*Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap.