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Atendimento humanizado é uma diretriz do governo do Pará para toda a rede estadual

Nesta sexta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, que estimula reflexões sobre a importância do atendimento público feito com empatia

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/11/2020 12h53

No Mangueirão, moradores de rua acolhidos durante o período da pandemia de Covid-19, pela Seaster, em momento de descontraçãoA gentileza pode estar em um simples cumprimento de bom dia ao desconhecido, em um sorriso, em um elogio ou em um atendimento humanizado, que pode transformar o dia de quem recebe. Com a compreensão de que ações generosas e empáticas trazem benefícios físicos e mentais tanto para quem oferece como para quem ganha, o Governo do Pará fortalece ações e atendimentos humanizados na rede estadual.

Celebrado nesta sexta-feira (13), o Dia Mundial da Gentileza provoca a reflexão sobre a importância da leveza, boas energias e do amor com que devem ser encarados todos os dias do ano. O ditado gentileza gera gentileza é confirmado pela psicóloga Thaís Ferreira, da unidade da Fundação ParáPaz Mulher/Deam Belém.

“A gentileza precisa fazer parte do dia a dia das pessoas. Ter sensibilidade, empatia, estar disponível e mostrar interesse para com o outro gera sentimentos bons para quem se doa e pode transformar o dia de quem precisa”, ressalta. Por isso, é tão importante incentivar tratamentos humanizados.

Psicóloga Thais Ferreira, ParáPaz: empatia é base do atendimentoSegundo a psicóloga, a empatia é a base do atendimento desde o acolhimento pela recepcionista das unidades do ParáPaz, sobretudo, voltadas à mulher.

“A generosidade faz parte de todos os atendimentos que a mulher vai receber nas nossas unidades. Os cuidados envolvem saber o que é preciso perguntar e a maneira mais apropriada para fazer isso, respeitando o momento da mulher, preservando a sua história e fortalecendo o emocional da vítima para que consiga sair da situação de vulnerabilidade”, explica.

A psicóloga afirma que a maioria das mulheres que buscam os serviços da unidade apresenta medos, inseguranças e nervosismo, por estarem em situação de vulnerabilidade. Por isso, todos os servidores têm a preocupação de garantir que elas se sintam protegidas, através de gestos de gentileza, acolhida, cuidados e carinho.

ENTRE ELAS

Lançado em outubro de 2020 pela ParáPaz, o projeto “Entre Elas” é mais uma ação do Governo que demonstra todo o cuidado e empatia com a mulher paraense. Oferecendo serviços de atenção básica para o enfrentamento à violência doméstica, como orientação jurídica e psicossocial, o projeto realiza uma busca ativa para identificar mulheres que necessitam de suporte e amparo da rede, para que sejam encaminhadas de acordo com a necessidade de cada uma.

“As ações de suporte do Governo demonstram o cuidado com o próximo. Por representar um lugar de segurança, que acolhe a população, todos se sentem amparados ao ver o Estado se fazer próximo e presente”, ressalta a psicóloga.

SEASTER

A pandemia de Covid-19 intensificou os sentimentos e atos de solidariedade e empatia com o próximo. A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster) foi responsável por uma das primeiras estratégias adotadas pelo Governo para conter a disseminação do novo coronavírus na capital paraense. Mais de 700 pessoas que viviam na via pública foram acolhidas pelo Estado no Mangueirão e Mangueirinho.

A Seaster, em parceira com outros órgãos estaduais, disponibilizou alojamentos, atendimentos psicossociais e médicos, alimentação, kits de higiene pessoal, máscaras de proteção, atividades esportivas e socioeducativas e a oportunidade de acesso a serviços de assistência social, jurídica e de cidadania.

Responsável pela gerência geral do abrigo emergencial para a população em situação de rua da Seaster, chamado Padre Bruno Sechi, Creuza Costa diz que o olhar humanizado, a desconstrução dos servidores para o amparo, a escuta ativa e abordagem assertiva foram diferenciais no atendimento oferecido.

“Não queríamos que eles se sentissem apenas mais um. Trabalhamos para dar a oportunidade de que eles recomecem, reconstruam a vida, transformem perspectivas, sigam com firmeza no seu novo caminhar, sabendo que podem contar com o suporte do Estado”, explica.

Após o encerramento do acolhimento nos estádios, em agosto de 2020, 28 pessoas que viviam em situação de rua, seguem abrigados pela Seaster, recebendo qualificações profissionais, estímulo do retorno ao processo de ensino e aprendizagem, tratamentos de saúde e assistências das mais diversas formas.

“Essa experiência transformou a vida deles e a nossa também. Vemos a vida e o ser humano de outra forma. Fortalecemos o sentimento de amor ao próximo”, ressalta Creuza Costa.

DIA DA GENTILEZA

A ideia de criar uma data com o tema surgiu em uma conferência em Tóquio, em 1996, que reuniu propagadores do conceito pelo mundo. O movimento foi criado oficialmente nos anos 2000, com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. Desde então, no dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza.