Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da 3ª série do ensino médio utilizam o chip de internet para reforçar os estudos

Cada aluno concluinte do ensino médio tem direito a receber o chip que dispõe de uma franquia de 20 gigas para ser usado mensalmente

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
11/11/2020 15h04

Denilson Veiga estuda na Escola Estadual Helena Guilhon no Conjunto Satélite, em Belém, e assegura que a conexão ajuda nos estudos“Está sendo realmente de grande ajuda para não ficarmos totalmente parados, em um ano em que muitos já consideram completamente perdido. Ainda bem que temos os nossos professores, nossas aulas remotas e agora este chip”, afirma o estudante da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Ulysses Guimarães, Juan Pablo. 

Com a suspensão das aulas presenciais na rede estadual de ensino, desde o dia 18 de março de 2020, em decorrência da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem adotado diversos mecanismos para amenizar os impactos na área da educação, manter uma rotina básica de estudos e garantir a aprendizagem dos alunos matriculados na rede. 

Para garantir a competitividade dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública, o Governo do Pará, através da Secretaria de Educação (Seduc), entregou 105 mil chip’s de internet móvel para facilitar o acesso aos conteúdos pedagógicos e auxiliar o aprendizado remoto dos estudantes que buscam ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em janeiro de 2021.

Denilson Veiga tem 21 anos e é estudante da Escola Estadual Helena Guilhon. Com o sonho de ser tornar advogado, ele conta que desde o início da pandemia vem mantendo uma rotina de estudos que se reforçou com a chegada do dispositivo. 

“No início, tivemos algumas dificuldades para acessar a internet, mas foi diminuindo com a chegada desses chip’s e só melhorou o meu acesso às atividades que estão disponíveis tanto no site da Seduc quanto das que recebemos via on-line pelos professores. A expectativa é, se Deus quiser, passar no Enem e ano que vem entrar em uma universidade e fazer o que eu gosto”, afirmou o aluno.

“A internet é extremamente necessária e uma ferramenta primordial para acompanharmos as aulas'', disse a estudade Ana Alice Cunha Quem também se beneficia com o dispositivo entregue pelo governo é a estudante Ana Alice Cunha, também da escola Helena Guilhon, que tem realizado todas as atividades disponibilizadas pela sua unidade de ensino, além de intensificar a rotina de estudos e buscar acesso de diversos conteúdos nas plataformas digitais. 

“A internet, neste momento, é extremamente necessária e uma ferramenta primordial para que nós possamos acompanhar as aulas, tirar dúvidas com os professores e acessar as plataformas em busca do nosso conhecimento”, ressaltou Alice.

Cada aluno concluinte do ensino médio tem direito a receber o chip que dispõe de uma franquia de 20 gigas para ser usado mensalmente. A secretária de Estado destaca a importância da ferramenta neste ano atípico para todo mundo que é a pandemia

“Estamos vivendo um momento novo na área da educação, e a iniciativa do Governo do Pará, ao distribuir esses chip’s, possibilita que o aluno possa tirar dúvida com os professores, tenha acesso as atividades remotas, mas para além disso, se tornar competitivo para realizar o Enem”, disse a títular da Seduc. 

Um dos programas voltados para os alunos do ensino médio é a plataforma Enem Pará, que disponibiliza aulas ao vivo e videoaulas com conteúdos preparatórios para o Exame e conta com uma equipe de 30 professores, ambiente com discussão em fórum com as pessoas conectadas para ampliar conhecimentos e tirar dúvidas, além de materiais exclusivos com conteúdos de aulas disponíveis para download. 

“Estamos fazendo as aulas ao vivo para que o aluno pratique a interação com o professor, isso se dá com uma síntese de conteúdo seguida de exercícios, porque assim podemos avaliar se está tendo o aprendizado necessário, se o aluno consegue absorver de fato e ter sua dúvidas tiradas no chat”, informou o professor Diego Maia.

A transmissão das aulas é sempre de segunda a sexta, das 19h30 às 21h, pelo canal da Seduc no Youtube. Além das aulas ao vivo o portal desenvolvido pela Sectet disponibiliza material de apoio, simulados, um calendário de ações pedagógicas e um ambiente de discussão e compartilhamento da aprendizagem. Para ter acesso à plataforma do Enem Pará o aluno poder acessar o endereço eletrônico: https://www.enempara.com.