Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Agricultores de Benevides aprendem sobre sistema integrado de culturas

A assistência oferecida por técnicos da Emater contribui para diversificar a produção agrícola

Por Etiene Andrade (EMATER)
08/11/2020 18h25

“Sou moradora da Comunidade Nelson Mandela, e estou aqui há cinco anos. Já trabalhava com açaí, mas com a visita do engenheiro agrônomo, seu Atílio, ele me sugeriu colocar no meio da plantação outras culturas. Então, nós plantamos cupuaçu, rambutan e cacau”, conta a agricultora Fabiana Cavalcante, que depois de anos de carreira como arquiteta trocou a prancheta pela terra, e viu como é desafiador plantar e ver a produção se multiplicar.Palestra do engenheiro agrônomo Atílio Ferreira Rayol a agricultores da Comunidade Nelson Mandela

Assim como Fabiana, outros agricultores da Comunidade Nelson Mandela, no município de Benevides (Região Metropolitana de Belém), sentiram a necessidade de receber orientação técnica para melhorar e diversificar a produção. Conhecimento repassado pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Uma das palestras oferecidas à comunidade abordou a “Produção Sustentável da Fruticultura e Culturas Alimentares em Sistema Integrado”, e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Atílio Ferreira Rayol, cujas orientações foram essenciais para a melhoria da produção de Fabiana Cavalcante.

A agricultora Fabiana Cavalcante reconhece a importância das informações repassadas por Atílio Rayol“Nós demonstramos práticas de produção em sistema integrado tanto em culturas permanentes quanto temporárias, o que é importante na racionalização da mão de obra do produtor, que concentra um trabalho de produção em uma só área com alternativas de diversos alimentos, dando segurança alimentar à família. Isso nos dá uma perspectiva ampla do desenvolvimento crescente dessa propriedade, tanto na área de investimento quanto de infraestrutura”, ressaltou Atílio Rayol.

Na palestra, ele esclareceu dúvidas dos agricultores sobre seleção de sementes, preparação do solo, plantio e rotação de culturas, e ainda sobre gerenciamento da propriedade, ressaltando a importância de diversificar a produção de alimentos para ter mais perspectivas de mercado.A Emater leva conhecimento a comunidades produtoras de todas as regiões do Pará

De acordo com o engenheiro florestal Denilson Batista, coordenador do escritório local da Emater em Benevides, a unidade atende 19 comunidades, abrangendo 536 famílias, e este ano já realizou mais de 1.200 atendimentos no município, incluindo áreas como piscicultura, olericultura de folhosas e a fruticultura. “Para dar essa assistência nós temos uma equipe de técnicos e engenheiros que estão no campo, junto com o agricultor, pra melhorar a qualidade de vida e sua renda. E essa ação de hoje é uma forma de despertar uma agricultura de qualidade, com uma produção diversificada, trazendo alternativas para a melhoria de renda e melhoria de produção”, destacou Denilson Batista.

O escritório local da Emater em Benevides fica na Rua Castelo Branco, Ed. Safira Mendes, sala 03, Bairro Liberdade. O telefone para contato é (91) 98514-5385.