Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIDADANIA

TerPaz inaugura o 'Cantinho Verde' em Marituba

Projeto trabalha com a agricultura urbana, incentiva a agricultura familiar, os cuidados com o meio ambiente e pode funcionar como fonte de renda

Por Paulo Garcia (SETRAN)
06/11/2020 16h24

"Cantinho Verde" em Marituba, Região Metropolitana de Belém, fomenta cuidados com o meio ambiente e a produção de alimentosMoradores de Marituba agora contam com o "Cantinho Verde", um novo espaço socioambiental que terá ações de fomento e capacitação às crianças e agricultores da área urbana e periurbana da Região Metropolitana de Belém (RMB).

O projeto organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pará (Emater) faz parte do "Asas Verdes", que integra as várias ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará.

A iniciativa acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente crianças, adolescentes, jovens e mulheres. A cerimônia de inauguração do "Cantinho Verde" nesta sexta-feira (06), aconteceu na Escola Fazendinha Esperança, no bairro de Nova União, em Marituba, com representantes de diversos órgãos estaduais, a presença do prefeito, Mário Filho e demais autoridades municipais.

“Aqui em Marituba nós estamos trabalhando cada vez mais com a agricultura urbana e periurbana onde reforçamos, em locais estratégicos, o fomento da agricultura familiar e nada melhor do que realizar esse projeto aqui na Fazendinha, capacitando a população do entorno para incentivá-la a melhorar a renda familiar”, disse Hugo Suenaga, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.

Um dos espaços do ''Cantinho'' é o do Lixo Biodigestor que conta com um equipamento que transforma resíduos de alimentos em adubos  O projeto inclui um aparelho biodigestor, capaz de transformar resíduos, como restos de alimentos em insumos a exemplo de fertilizantes e adubos. A ideia com o uso do 'biodigestor" em parceria com o projeto municipal “Lixo Zero”,  é de incrementar a produção de alimentos dos alunos da escola, melhorar o processo de plantio e diminuir o descarte de lixo no meio ambiente.

Moradora de Marituba, Iracema Brito participa do ''Cantinho Verde'' e a partir das orientações quer cultivar e vender alimentosDona Iracema Brito é moradora de Marituba, cultiva plantas no quintal de casa e conseguiu, por meio do projeto, transformar a vida. “Eu entrei nesse projeto meio doente, cansada, mas ao realizar as atividades eu fiquei melhor, mais disposta, foi como uma terapia. Eu já gostava de plantas, mas aqui eu recebi toda a orientação para eu comercializar e vender esses produtos na feira, está ajudando financeiramente a minha família”, disse a dona de casa.

Martônia Caetana reside em Santa Bárbara também participa do projeto e afirma que se apaixonou pela proposta de trabalho ambientalDesafio para a agricultora Martônia Caetana que mora em Santa Bárbara, mas se esforça para participar do projeto em Marituba. “Eu cuidava das minhas plantas como passatempo, fiquei sabendo desse projeto e vim aqui pedir para participar e me aceitaram, eu venho sempre, já aprendi muito porque é oferecido um conjunto de ações que estão melhorando e muito a vida das pessoas, me apaixonei e sempre indico, já trouxe oito famílias também para se capacitarem e trabalharem com a agricultura familiar”, relatou a agricultora.

Capacitação

Um trabalho em conjunto em parceria com diversos órgãos do Governo do Estado e secretarias municipais. “Levamos capacitação a esses moradores, por meio de diversas oficinas, cursos… orientando-os como pode aproveitar o meio ambiente sem devastar, sempre destacando o desenvolvimento sustentável, trabalhando não só o lado técnico, mas também a questão social, o que deixa a gente muito feliz”, contou Cleide Amorim, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, a Emater.

Oportunidade

Segundo a coordenação do TerPaz, realizar ações na área ambiental para o bairro é oportunidade de levar mais qualidade de vida. “Completamos um ano da entrada dos projetos sociais em Marituba e o TerPaz sempre esteve aqui no bairro Nova União/São Francisco com esse braço, que é muito forte, da educação ambiental, então essa parceria tem feito que desse muito certo aqui dentro, a procura por esse tipo de curso, é muito grande, então o espaço como esse com certeza vai trazer dignidade para esses moradores”, contou Amanda Engelke, coordenadora do TerPaz em Marituba.

Intersetorialidade

Esse é um viés do conjunto de ações desenvolvidas pelo eixo Sustentabilidade Socioambiental do TerPaz, realizado pela Sedap, Emater, Semas, Ceasa e Iderflor. “Estamos articulando diversos projetos das secretarias e órgãos do Governo, de acordo com áreas temáticas, o que está dando muito certo. Oferecer esses serviços intersetoriais, de forma prática, a esses moradores é a essência do programa Teritórios Pela Paz”, contou Júlio Alejandro Quezada Jelves, coordenador do Núcleo de Relações Institucional da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), pasta responsável pelo TerPaz.

Serviço

No próximo dia 13 de novembro mais um cantinho verde será entregue, beneficiando a Escola Maria de Fátima Monteiro Ferreira, no bairro Miritizal, também em Marituba. O primeiro cantinho foi entregue no bairro da Cabanagem, em Belém, em fevereiro deste ano.