Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Seel recebe Comenda Legislativa por incentivar a juventude através do esporte

Por Paula Portilho (EMATER)
05/11/2020 16h28

Durante a Sessão  Especial de Abertura da II Semana da Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, promovida pela Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred) nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) foi homenageada com Comenda em reconhecimento pela relevante atuação em prol do protagonismo juvenil e da transformação social da juventude no Estado. A secretaria desenvolve o programa Talentos Esportivos e o projeto Gol do Brasil que atendem crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Belém.

"Nós, da Seel, estamos honrados com esta Comenda Legislativa, que é um reconhecimento de todo o nosso trabalho com as crianças e jovens por meio da oferta de atividades gratuitas com modalidades esportivas, visando o combate ao sedentarismo e a inclusão social", agradeceu o titular da Pasta, Arlindo Silva. A Secretaria foi representada na Sessão Especial pelo assessor Jakson Souza, que é um dos técnicos do projeto de futebol.

Antes da pandemia do novo coronavírus, o Talentos Esportivos assistia 620 alunos  nos núcleos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Estádio Olímpico do Pará (EOP), Mangueirão, com aulas de diversas modalidades como futsal, voleibol, ginástica artística, entre outras.


Já o Gol do Brasil, projeto da Confederação Brasileira de futebol (CBF), pioneiro no país, em parceria com a Seel e Federação Paraense de Futebol (FPF), atendia a 240 crianças com aulas de futebol, no Centro Esportivo da Juventude (Ceju). As atividades  do Talentos Esportivos e do Gol do Brasil seguem suspensas como medida de prevenção.

"O esporte tem um papel fundamental no trabalho de prevenção junto às crianças e jovens, em especial as mais vulneráveis para que possam ser protegidas dos perigos das drogas", disse Quirino Cordeiro Junior, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), vinculada ao Ministério da Cidadania.

A Semana é alusiva ao Dia Estadual da Juventude no Pará, que transcorreu nesta quarta-feira (04), sendo uma iniciativa do presidente da Copred, deputado estadual Fábio Freitas, para fortalecer canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar Políticas, Programas e Projetos que respondam às necessidades deste público.

"Nossa programação da semana reuniu autoridades de Saúde, Educação, Cultura e Esporte e Lazer, mostrando um trabalho de conscientização e prevenção. E temos contado com o apoio da Seel para a realização de diversas atividades envolvendo o esporte para nossa juventude", afirmou Fábio Freitas.

A programação da Semana conta, também, com o Campeonato de Futebol "Esporte e Educação: Unidos contra às Drogas", de 8 às 18h, nesta sexta-feira (06), no Complexo do Mangueirão, Com  competição de Futebol Masculino e Feminino envolvendo os alunos da Rede Estadual de Ensino. O encerramento está marcado para o domingo (08), no Espaço Náutico, às 15h, com a ExpoJovem 2020 reunindo diversas  apresentações culturais e esportivas.