Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA NACIONAL

Profissional técnico agrícola do Estado contribui para melhoria da produção no campo

Categoria atua em áreas importantes para a economia, como agropecuária, agricultura, zootecnia, pesca e paisagismo

Por Dayane Baía (ARCON)
05/11/2020 16h54

Em 5 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Técnico Agrícola, data instituída pela Lei 13.099/2015. O profissional é responsável pela elaboração e pelo monitoramento dos programas sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial. Também planeja e acompanha a colheita e o processo de produção, além do armazenamento, conservação, comercialização e industrialização dos produtos agropecuários.

De acordo com Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) existem atualmente cerca de 350 mil profissionais no Brasil, exercendo as mais diversas funções em áreas como agropecuária, agricultura, zootecnia, pesca e paisagismo.

Há 40 anos, Adalberto Guedes atua como técnico agrícola da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e considera o trabalho “muito prazeroso, perto dos seres vivos, das plantas, animais, da natureza. Gosto do sol. Eu adoro fazer isso, e é o que eu sei fazer”.

Ao longo dessas quatro décadas, Adalberto já nem sabe em quantos municípios trabalhou. Atualmente, se dedica à Região de Integração Guajará, que compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará. “Nosso trabalho não é ensinar o produtor a plantar. Isso ele faz muito bem. Mostramos os detalhes que eles ainda não fazem para que a produção aumente e traga melhorias, não desgastando o solo nas culturas de subsistência”, explicou o profissional.

Rede de parceiros - O trabalho na Sedap ocorre em parceria com órgãos públicos e entidades, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e secretarias municipais. “Reunimos com eles, trabalhamos em consonância com os órgãos. Demandamos material, mandamos sementes, insumos, ferramenta, e as secretarias municipais coordenam esse trabalho em cada município”, detalhou.

Ao comemorar mais um Dia Nacional do Técnico Agrícola, Adalberto Guedes olha para o futuro. “Fico felicíssimo, e não estou pensando em parar. Já tive oportunidade de pegar aposentadoria, mas não penso nisso porque adoro fazer o que faço. Adoro quando estou com os produtores, dando uma palestra, um curso, uma capacitação. Além de fazer o monitoramento, ver o trabalho se concretizar na produção”, garantiu.