Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Baixo Amazonas simula incêndio e saída de emergência

Treinamento quer aprimorar a segurança para pacientes e colaboradores e não interrompeu os atendimentos prestados aos usuários da Unidade

Por Karla Lima (HRBA)
30/10/2020 16h27

Servidores do HRBA participam de simulação para evacuar pacientes em ocorrências de incêndios e outras situações de emergência O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizou um simulado de incêndio e evacuação de emergência, nas dependências da unidade, nesta quinta-feira (29) e hoje (30). 

O treino integra o Plano de Emergência e Abandono implantado na instituição pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde. A finalidade é aprimorar eventuais procedimentos a serem adotados nestas situações, zelando pela segurança dos pacientes, usuários e colaboradores.

A ação contou com a atuação da Brigada de Incêndio do HRBA, composta por 110 colaboradores e teve a supervisão do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Foram realizados treinamentos nos setores da unidade, com acionamento do código de emergência (sirene tocando), seguido de evacuação de colaboradores e voluntários que simularam serem pacientes. 

"Todos foram direcionados para pontos de encontro externos ao ambiente hospitalar. Todas as simulações foram cronometradas e a equipe apresentou um bom desempenho”, compartilhou o engenheiro de segurança do Sesmt, Eduardo Godinho.

Integrantes da brigada de incêndio treinam manuseio de mangueiraPara atuar na Brigada, os integrantes passaram por capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas e combate a incêndio, inclusive com atualização das técnicas na semana passada. 

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do HRBA, foram informados previamente sobre a simulação, o que manteve a situação sob controle, no momento em que o alarme soou nos setores. 

Nos dois dias de treinamento, todos os setores do hospital funcionaram normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes.

“Treinar nossa equipe para atender ocorrências de incidentes, como incêndio, é essencial para resguardarmos a segurança dos usuários que frequentam nosso hospital. Esse simulado faz parte das ações de melhoria contínua desenvolvidas pela gestão do HRBA”, explica o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. Ele é um dos primeiros hospitais públicos do Norte a conquistar a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).