Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Usuários do Hospital Jean Bitar participam de palestra sobre câncer de mama

Por Joelza Silva (HJB)
30/10/2020 13h06

No Hospital Jean Bitar (HJB), palestra de prevenção do câncer de mama contribui com a campanha mundial ''Outubro Rosa" Como parte da programação da "Semana de Prevenção do Câncer de Mama", iniciada nessa terça-feira (27), o Hospital Jean Bitar (HJB) realizou, na manhã desta sexta-feira (30), palestra para usuários, onde foram repassadas orientações sobre prevenção do câncer de mama, como contribuição à campanha mundial de educação em Saúde  sobre o câncer de mama,  “Outubro Rosa.”

Na palestra ministrada pela assistente social da Unidade, Marta Pamplona, foram compartilhadas orientações sobre como fazer o autoexame das mamas para que o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.

Também, foram repassadas informações sobre fatores de risco, além de dicas de prevenção, como por exemplo, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, como formas de evitar a doença, entre outros assuntos abordados no evento.

"Nós nos importamos com o a saúde integral dos nossos usuários; é um compromisso que nós temos aqui no Hospital Jean Bitar. O  "Outubro Rosa'' faz parte do contexto da Saúde, por isso, falar sobre prevenção do câncer com os nossos usuários é de fundamental importância, pois sabemos que são informações relevantes que podem evitar uma grave doença'', ponderou a assistente social, Marta Pamplona.

Ela ressaltou que o câncer de mama interfere na autoestima da mulher; na questão emocional e em outras áreas da vida do público feminino. "Além disso, sabemos que os usuários são nossos multiplicadores das informações, potencializando assim, o alcance das informações entre a população", ressaltou.

"Eu gostei demais dessa palestra, pois aprendi coisas que vou repassar para a minha esposa e para a minha mãe. Essas informações têm o poder de salvar uma vida", observou o paciente Marcelo Carvalho.

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promotor do evento, Mabelle Pereira recordou que o "Outubro Rosa" faz parte do calendário do Ministério da Saúde. "Mesmo que o câncer não seja uma das doenças do nosso perfil de atendimento, nós fazemos questão de alertar os nossos usuários e colaboradores sobre os cuidados com a própria saúde. Com relação ao câncer de mama é muito importante que a população conheça essa doença, saiba como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la. É uma forma de o HJB contribuir com a população. Para nós, é gratificante saber que essas informações podem ser compartilhadas lá fora, com outras pessoas", ressaltou a coordenadora.