Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO FINADOS

Mais de 40 localidades paraenses terão segurança reforçada durante o final de semana

Por Aline Saavedra (SECOM)
29/10/2020 16h39

Mais de mil agentes irão reforçar a segurança em 47 localidades paraenses que costumam receber, em períodos de férias e finais de semana prolongados, um número maior de frequentadores. Realizam ações da Operação Finados, que inclui a prevenção e ostensividade, incluindo ações integradas, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito. A operação teve início nesta quinta-feira (29), com deslocamento dos servidores e atuação dos agentes de trânsito nas estradas e segue até a próxima terça-feira (03).

Entre as localidades que serão envolvidas com a operação estão: Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Cametá, Cotijuba, Marabá, Marudá, Mosqueiro, Outeiro, Salinópolis, Santarém, São Geraldo do Araguaia e Tucuruí. Ao todo serão 47 localidades. 

O reforço para a ‘Operação Finados’ contará com 704 policiais militares, 61 policiais civis, 203 bombeiros, 219 servidores do Detran totalizando 1.187 agentes das forças de segurança. Serão empregadas 154 viaturas quatro rodas, 28 motos e 14 conjuntos de polícia montada (cavalaria), além de dois guinchos. Entre as ações que serão desenvolvidas no período para reforçar a proteção aos frequentadores dos locais estão: Visibilidade nas estradas, policiamento nos balneários, Lei seca, fiscalização de trânsito, reforço nas delegacias de polícia, combate à poluição e fiscalização em estabelecimentos comerciais. 

A Capital também terá o seu policiamento reforçado. A Polícia Militar também vai realizar a Operação ‘Visibilidade’, na capital e demais municípios da região metropolitana, por meio do reforço do policiamento tensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores e próximo aos cemitérios.

O secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado, informa que as pessoas que optarem em se descolar para balneários terão o seu direito à segurança preservado. “Nós estamos agindo de forma preventiva e com ações de ostensividade para promover ações que garantam um feriado tranquilo para quem desejar sair ou permanecer na Capital. Lembrando que o período ainda requer medidas de proteção à Covid-19 e que cabe a cada Prefeitura Municipal elencar suas ações de combate ao vírus”, destacou.