Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Pará adere à articulação internacional em favor do clima

Movimento nacional dos governadores buscar criar uma inédita governança climática sustentável

Por Leonardo Nunes (SECOM)
29/10/2020 16h02

O governador Helder Barbalho participou, na tarde desta quinta-feira (29), do I Encontro Internacional Governadores pelo Clima. Em formato virtual, o evento foi realizado pelo Centro Brasil no Clima (CBC) e mobilizou os governadores publicamente comprometidos com a solução da crise climática e interessados em contribuir na construção de uma rede de ações para uma governança climática sustentável.

O evento faz parte de uma mobilização internacional para articulação dos governadores com movimentos de lideranças de outros países e regiões, como os Estados Unidos, a Argentina e a União Europeia. O objetivo da articulação entre os chefes do Poder Executivo Estadual é somar forças dos Estados, visando a cumprir os compromissos do Brasil no Acordo de Paris; discutir oportunidades de geração de empregos da economia verde e estruturar canais de intercâmbio internacional entre movimentos similares de outros países.

O governador Helder Barbalho reafirmou publicamente que o governo paraense está comprometido com a agenda climática e preservação dos recursos naturais do bioma amazônico.

O chefe do Poder Executivo Estadual ressaltou também que, recentemente, o Pará passou por conflitos culturais na preservação da Amazônia com mensagens antagônicas. Helder Barbalho afirmou, ainda, que o Governo desenvolveu, tecnicamente e fazendo uso da ciência, uma política estadual transversal para uma nova concepção para realidade do desenvolvimento sustentável do Pará.

“Apresentamos o Amazônia Agora na COP-25, em Madrid, e reafirmamos nossos compromisso com a preservação da Amazônia. Defendemos a fiscalização e o monitoramento para evitar o avanço sobre a floresta, mas não só com comando e controle não teremos o êxito desejado. É importante o entendimento que o Estado deve cobrar os deveres, mas também ofertar os direitos à população”, ponderou Helder Barbalho.

“Criamos uma força estadual para reforçar o controle. Isso está possibilitando freiarmos os atos de desmatamento em nosso Estado. Recentemente, tivemos uma redução de 63% em território estadual. Agora, passamos a ocupar estes espaços com a oferta de serviços avançando na regularização fundiária. Estamos apoiando a potencialização da produção, invertendo a lógica de produção extensiva e passando para a intensiva”, detalhou o governador.

Helder Barbalho destacou, ainda, que o Estado investe em tecnologia para rastreabilidade do que é produzido no bioma amazônico. “Os trabalhos desenvolvidos nos territórios sustentáveis têm sido um grande alicerce para entregarmos bons trabalhos com relações diretas com o clima", complementou.

“Estamos cumprindo com a agenda que o Pará escolheu e que envolve suas obrigações com o clima, preservando a população, com desenvolvimento sustentável. O Para está junto em favor do clima, em favor do planeta”, cravou Helder Barbalho.

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, ressalta que o evento é um grande passo internacional para proteção do clima com articulação dos governadores. “A União Europeia está comprometida com esse processo. Temos desafios comuns. Estou feliz com a presença de todos os governadores”, relatou.

Além do governador Helder Barbalho, participaram os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), João Doria (São Paulo), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Renato Casagrande (Espírito Santo), Flávio Dino (Maranhão) e Romeu Zema (Minas Gerais).

Na ocasião, foram apresentadas as experiências exitosas já realizadas por governadores de outros países e regiões, como Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Também participam: Yvon Slingenberg, diretora de Ação Climática da Comissão Europeia, e o ex-governador da Califórnia (EUA), Jerry Brown, além de Israel Klabin, associado e membro-fundador da CBC.

Encontro Internacional Governadores pelo Clima

O I Encontro Internacional Governadores pelo Clima é  uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC) em parceria com a União Europeia e diferentes Governos Estaduais. O evento foi realizado de forma virtual em  transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. O evento visou  avançar na integração de políticas subnacionais para o cumprimento do Acordo de Paris e o fortalecimento de eixos econômicos sustentáveis.