Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz realiza ações de cidadania e segurança nos bairros da Cabanagem e Guamá

Cumprindo a retomada das ações presenciais do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), os sete bairros já estão recebendo diversos serviços

Por Paulo Garcia (SETRAN)
29/10/2020 14h22

Dona Sônia Maria Nunes mora há 24 anos na passagem São José, no bairro do Guamá, em Belém. Hoje pela manhã, a dona de casa recebeu a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiros. “Eles fizeram uma vistoria na minha casa e constataram que o relógio do meu botijão de gás estava vencido desde 2017, eu nem sabia que precisava trocar esse equipamento, eu estava correndo um grande risco dentro de casa e fui alertada sobre esse perigo”, contou a moradora.

Assim como Dona Sônia, vários moradores da comunidade do Caraparu, no Guamá, também receberam a ação “Proteção e Segurança Para Você” do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que tem como objetivo orientar os moradores sobre prevenção contra incêndio e acidentes domésticos.

“A ação faz parte do retorno das atividades do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil nas ações do TerPaz, estamos agora participando aqui no Guamá, mas paralelo a isso está ocorrendo também ações no Icuí e em Nova União, em Marituba. Aqui a gente faz orientações nas residências sobre prevenção de acidentes domésticos e de instalações elétricas, gás de cozinha, prevenção contra incêndios, como não ligar vários eletrodomésticos em uma única tomada, qual procedimento se uma pessoa sofrer uma queimadura, uma queda, por exemplo... O que fazer naquele momento até o resgate do Corpo de Bombeiros possa chegar no local”, contou a Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Cileia Mesquita, responsável pela ação no TerPaz.

Avaliação – As equipes da Defesa Civil também realizaram uma avaliação específica de inspeção em casas que estão apresentando riscos de desabamento. “A coordenação do TerPaz sinalizou para a gente algumas casas que estão em sério risco de desabamento, então realizamos a inspeção e vamos emitir um documento para enviar a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) que está também trabalhando junto com os Bombeiros nessa ação Intersetorial”, informou a Tenente Coronel Cileia.

Luzinete Silva da ConceiçãoÉ o caso da residência da empregada doméstica, Luzinete Silva da Conceição, que está apresentando riscos de desabamento. “As equipes dos bombeiros vieram aqui, viram a minha situação, indicaram os pontos que precisam ser mudados, a casa está com grande risco de desabamento, eles vieram me ajudar”, contou Luzinete.

Será feito um relatório das casas avaliadas e, posteriormente, o Corpo de Bombeiros retornarão à comunidade com equipamentos de gás para serem substituídos nas residências que apresentaram irregularidades. Assim como a entrega de kits de primeiros socorros para cada família.

Documentos – Também no Guamá, estava sendo realizada a ação de emissão de certidão de nascimento e óbito da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

A operadora de caixa, Helen Aires, aproveitou a folga para emitir a segunda via da certidão de nascimento. “Eu me mudei recentemente e acabei perdendo a minha certidão, não temos tempo para tirar uma nova, mas essas ações do TerPaz estão facilitando e muito a nova vida”, disse.

Oficina de música – Já na Cabanagem, a ação realizada na Escola José Valente Ribeiro foi voltada para jovens que estão aprendendo música. São os projetos de Iniciação à “Leitura e Escrita Musical” e a “Prática Musical em Grupo” realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A gente começou essa semana os cursos de músicas nos sete territórios e estamos trabalhando justamente com os músicos dos bairros e estudantes de músicas, o foco é a profissionalização deles, pois muitos são músicos práticos e não tem essa formação da leitura musical, a teoria... Eles buscam aprender mais e ficar mais aptos para o mercado de trabalho”, explicou Priamo Brandão, professor de música da Seduc que está ministrando o curso.

O estudante de 18 anos, Charllison Kildere, é um dos participantes do curso. Tem paixão pela música desde criança, mas foi apenas no ano passado que começou, na prática, a aprender a tocar um instrumento. “Desde criança eu amo a música, mas nunca tive condições de comprar um instrumento ou pagar uma aula, foi que no ano passado ganhei uma guitarra e comecei a aprender sozinho, mas com esse curso tenho certeza que vou aprender muito mais, só nessa primeira aula já tive uma explosão de conhecimento, meu sonho é seguir carreira de músico e vou conseguir”, contou o jovem.

Linha de Crédito – Os moradores da Cabanagem também receberam a ação de cadastro para a concessão de microcrédito do programa CredCidadão. Com intuito de fomentar e fortalecer a economia local dos bairros atendidos pelo TerPaz.

Jane Moraes, de 37 anos, é microempreendedora e tem um mercadinho localizado na rua Damasco. Aproveitou a ação para se inscrever e tentar receber o benefício. “O que eu preciso no momento é um capital de giro porque, o que eu ganho atualmente, está sendo apenas para comprar novamente os produtos, eu busco crescer, por isso estou aqui atrás de uma orientação e verificar a possibilidade do crédito”, disse.