Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA VIÁRIA

Detran realiza nova capacitação para agentes de projeto aprovado pela ONU

O objetivo é definir novos métodos de abordagem e identificar agentes de fiscalização que podem se tornar multiplicadores

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
28/10/2020 22h08

Ações do Projeto de Segurança Viária aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) prosseguem com a realização, pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), do Workshop Training of Trainers (Treinamento para formadores), iniciado nesta quarta-feira (28), e que continua na quinta-feira (29). O objetivo é inserir novos métodos de abordagem e identificar as potencialidades dos agentes de fiscalização do órgão. O treinamento conta com a participação de membros da Associação Paraense de Motociclistas (Aspamotos) e dos agentes de fiscalização de Trânsito que atuam nos municípios de Marabá (no sudeste), Altamira e Santarém (no oeste) e Itaituba, no sudoeste paraense.

O Treinamento para Formadores reúne 20 agentes de Fiscalização do Detran e motociclistasA capacitação envolve 20 agentes de Fiscalização do Detran. O propósito do Workshop é identificar, na estrutura do órgão, os agentes que têm perfil para serem multiplicadores de atualizações permanentes, como novas posturas de abordagem e orientação nas vias urbanas e rodovias. “Identificando esse perfil, nós podemos potencializar e fortalecer esses agentes para que possam dar continuidade após o encerramento do projeto”, informou Luiz Otávio Miranda, coordenador e assessor do projeto.

Acompanhamento - Também faz parte da capacitação acompanhar as atividades de fiscalização dos agentes, que geralmente ocorrem à noite. O acompanhamento objetiva analisar as práticas para direcionar eventuais correções, apresentar novas propostas de abordagem e qualificar a prática operacional. “Em outro momento, também será realizado um treinamento, que vai ser acompanhado para avaliar o desempenho desses agentes, além do nível de melhoria e qualidade da capacitação”, explicou o coordenador.

Observar as especificidades e a realidade local é um ponto importante para a eficiência do projeto. Segundo Wellington Costa, agente de Fiscalização de Trânsito que atua em Marabá, o curso é enriquecedor porque implica em o profissional estar ambientado à realidade. “O trânsito tem certa atipicidade em cada localidade, em cada país. É uma bagagem cultural que a gente recebe, e tem que estar se aprofundando cada vez mais para adquirir esse conhecimento e utilizar em prol da sociedade”, enfatizou.

Voltada à melhoria e ao aperfeiçoamento das práticas, a próxima fase do projeto terá capacitações definitivas, que consistirão em estudos em sala de aula e ações práticas em vias públicas nos horários de fiscalização com os agentes. Todos os agentes de trânsito serão capacitados. As sessões serão realizadas em Belém e em outros municípios do Estado.