Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Idosos em tratamento contra o câncer ganham "Dia de Príncipe e Princesa"

A ação promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas é alusiva às campanhas 'Outubro Rosa' e 'Novembro Azul: Juntos pela Vida”

Por Karla Lima (HRBA)
28/10/2020 21h19

Aos 71 anos, a aposentada Maria Adelaide Santos vivenciou nesta quarta-feira (28) um dia especial na luta contra o câncer de mama. O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, proporcionou um "Dia de Princesa" para a paciente, com direito a cuidados estéticos, almoço especial e ensaio fotográfico.

Para o militar aposentado Jurandir Rodrigues, 74 anos, em tratamento oncológico desde 2014 na unidade, o dia foi de “Príncipe”. Para ele, a iniciativa do hospital é de extrema importância, pois ameniza a ansiedade e até os efeitos da doença. “O Hospital Regional é como uma casa pra mim. Todo esse carinho me traz um bem-estar muito grande”, declarou o paciente. Jurandir Rodrigues e Maria Adelaide Santos ganharam cuidados e carinho

A ação foi idealizada pela equipe de humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em alusão às campanhas nacionais “Outubro Rosa” e “Novembro Azul: Juntos pela Vida”, que buscam conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama e de próstata.

Apoio de voluntários - Esse dia especial na vida dos pacientes é um projeto desenvolvido no Hospital, com a participação de voluntários, como o espaço de estética Lia Spaço Corpo, que ensinou cuidados com a pele e ofereceu serviços de manicure e pedicure. “Isso tudo está fazendo muito bem para mim, para minha autoestima. Foi tudo uma grande surpresa. Estou muito feliz”, disse Maria Adelaide.A fotógrafa Vanessa Barros durante o ensaio com Jurandir Rodrigues

Para registrar o momento, a ação teve o apoio da fotógrafa Vanessa Barros, voluntária do Hospital, que fez o ensaio fotográfico de Maria Adelaide e de Jurandir, no Parque da Cidade.

O Dia de Príncipe e de Princesa é um dos projetos do HRBA, que integra a rede de hospitais públicos mantidos pelo Governo do Pará. O projeto visa tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, acolhedor e propício à recuperação dos pacientes.Maria Adelaide no centro de estética recebendo cuidados nas sobrancelhas

Dia especial – Os pacientes foram recebidos pelo diretor Hospitalar do Regional do Baixo Amazonas, Herbert Moreschi; pela coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal, e a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral.Os pacientes com diretores do Hospital Regional do Baixo Amazonas

“Temos compromisso com uma assistência segura, de qualidade e humanizada. Seu Jurandir e dona Adelaide, hoje príncipe e princesa, representam todos os pacientes oncológicos que são atendidos no Hospital. É um dia especial para eles e para todos que atuam na unidade”, destacou o gestor.

Especializado em casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em atendimento de oncologia e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, situado em uma região com cerca de 1,3 milhão habitantes, distribuídos por 30 municípios. O HRBA é certificado com o Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).