Serviço de Dermatologia oferece atendimento especializado em Psoríase

28/10/2020 16h41 - Atualizada em 28/10/2020 17h24
Por Daniel Leite Júnior (UEPA)

Na quinta-feira, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Psoríase. Anualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma Campanha Nacional de Conscientização. A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Serviço de Dermatologia, apoia a causa e oferta, gratuitamente, atendimento especializado, todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h.

A Psoríase é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa. A enfermidade possui controle e tratamento, caso seja feito um diagnóstico precoce da doença. É apresentada na forma de placas avermelhadas com descamação da pele. Pode se manifestar em qualquer lugar do corpo humano. Segundo a SBD, entre 1% a 3% das pessoas no mundo possuem a doença, que tem incidência igual tanto em mulheres quanto em homens. Os sintomas tendem a desaparecer e reaparecer periodicamente e em função de questões relacionadas à suscetibilidade genética, sistema imunológico e a forma como o indivíduo interage com o meio ambiente.

O Serviço de Dermatologia da Uepa, por meio do atendimento especializado na Psoríase, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem a doença. No local, são atendidos pacientes de todas as idades, com casos leves, moderados ou graves, e oferecidos quatro tipos de tratamento: tópico, por meio de pomadas; sistêmicos, a partir do uso de comprimidos ou injeções; biológico, com o uso de medicamentos injetáveis anti-TNFs; e a fototerapia por meio da exposição da pele à luz ultravioleta. A marcação de consultas para o primeiro atendimento ocorre às quartas e quintas-feiras, das 7h às 8h. Esta etapa é presencial, para avaliação de cada caso.

“Possuímos dentro do Serviço de Dermatologia da Uepa um atendimento para Psoríase voltado para pacientes com caso leve, moderado e grave, assim como, também, aquele paciente que precisa, inclusive, de medicações de alto custo que o Governo Federal fornece e a gente permeia por todo o protocolo de Psoríase. Então, existem pacientes que vão passar apenas o creme, outros que vão tomar remédio, alguns vão precisar fazer fototerapia, por meio de uma cabine de luz que dispomos na Instituição. É importante ressaltar que ela é a única dentro do Estado do Pará que é pública, o restante são todas de serviços de fototerapia particulares. Além, claro, dos pacientes que precisam de injeções subcutâneas, ou seja, os remédios caros, porém disponibilizados gratuitamente pela Universidade”, afirma a coordenadora do Serviço de Dermatologia da Uepa, professora Regina Carneiro.

Além dos serviços ofertados gratuitamente para todas as faixas etárias da comunidade paraense, o Serviço de Dermatologia da Uepa ainda funciona como um espaço de treinamento profissional e aulas práticas para graduandos do curso de Medicina e residentes da Universidade. É uma possibilidade de receber instrução profissional e consolidar a escolha da especialidade médica, como comenta a residente do terceiro ano Dermatologia da Uepa, Mayara Nascimento. “A nossa residência aqui no Serviço de Dermatologia é muito completa e a equipe docente nos ampara em todas as fases do processo de aprendizado profissional, além de contato direto com pacientes com diferentes graus de doenças dermatológicas, haja vista a quantidade de serviços disponibilizados gratuitamente para a população paraense, então sou grata pelo que aprendi e ainda vou aprender nesse último ano da minha residência”.

Serviço:
Atendimento especializado em Psoríase
Agendamento: quarta e quinta-feira, 7h e 8h com triagem referenciada (atendimento presencial).
Consultas: quarta e quinta-feira, 8h às 12h
Endereço: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II da Uepa  -Travessa Perebebuí, 2623, bairro do Marco, Belém-PA.
Contato: (91) 3131-1756/1760.