Detran inicia formação de agentes multiplicadores de educação de trânsito

26/10/2020 16h36 - Atualizada em 27/10/2020 08h05
Por Leidemar Oliveira (DETRAN)

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta segunda-feira(26), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o Curso de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito de 2020. A ação faz parte do calendário anual do Programa de Educação de Trânsito que tem por objetivo reduzir os riscos de acidentes nas vias públicas. Idealizado pela Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED) o curso de formação é voltado para profissionais da educação e do sistema de trânsito.

Durante a formação, a equipe do Detran ministra um conteúdo pedagógico de aprendizagem, reflexão e atitudes sobre mobilidade urbana segura a condutores e pedestres. Durante cinco dias, os participantes recebem orientações sobre ética e cidadania, legislação de trânsito, comportamento seguro e práticas pedagógicas no trânsito, que incluem a realização de uma atividade educativa na prática. 

Neste primeiro dia, 20 agentes de trânsito e guardas municipais do Departamento Municipal de Trânsito de Marituba participaram da capacitação. "A ideia é formar esses agentes para que eles sejam multiplicadores de ações educativas nos seus municípios", explica a coordenadora pedagógica do projeto, Geisa Tavares. 

Em Marituba, as principais infrações de trânsito são o não uso do capacete e do cinto de segurança e uso do celular ao dirigir. O diretor de trânsito do município Alberto Granhen, explica que o curso será multiplicado em 2021 nas escolas e entre os demais profissionais de trânsito da cidade. "O curso vai nos ajudar a aperfeiçoar os nossos conhecimentos, a organizar melhor o trânsito e a multiplicar essas informações já no ano que vem", informa. Eli Farias, fiscal de transporte de Marituba, é um dos participantes do curso. Para ele, a formação ajudará os agentes a conduzir o trabalho com mais eficiência e gentileza com os condutores. "Para nós, que trabalhamos na via pública, o curso é uma oportunidade para nos especializar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos", garante.

O curso acontece o ano todo, mas por causa da pandemia só foi possível iniciar as ações neste mês. Além de Marituba, será realizado ainda em Abaetetuba, Castanhal, Belém, Santa Izabel, Xinguara e Água Azul do Norte, totalizando 180 agentes capacitados. Os municípios selecionados são os que registram os maiores índices de acidentes de trânsito. Geisa lembra que as prefeituras que desejarem receber a ação podem contactar a CED para solicitar a formação. 

A meta é atingir 70 municípios das 12 regiões de integração até 2022.