Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Parceria entre TerPaz e ParáPaz garante atendimentos gratuitos à população

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
26/10/2020 09h45

A programação da Fundação ParáPaz referente à Campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, teve continuidade neste final de semana e contou com a parceria do programa Territórios pela Paz (TerPaz). Nos dias 24 e 25, entre 8h e 12h, a ação integrada ofereceu diversos serviços gratuitos à comunidade nos bairros da Cabanagem, Terra Firme e em Marituba, Região Metropolitana de Belém. 

No sábado (24), a dona de casa Rosineide Dantas, 46 anos, chegou cedo na Escola José Valente Ribeiro, na Cabanagem, e agradeceu por ter conseguido o que havia tentado há muito tempo. “Já tentei  um encaminhamento pra fazer o exame de mama e até agora não tinha conseguido. E hoje foi tão rápido que nem acreditei. Sinto umas dores nos seios e só de saber que vou conseguir o exame já é um alívio e uma alegria muito grande!”, comemorou a moradora do bairro da Cabanagem. 

"Existem muitas mulheres que nunca fizeram o exame ou que não têm nenhuma informação sobre como se prevenir e identificar o câncer de mama", afirma Patrícia Martins, coordenadora da Atenção Oncológica da Sespa.

A gestora de território do TerPaz no bairro da Terra Firme, Gabriella Oliveira, acompanhou a ação neste domingo (25) e disse que “devido à campanha do Outubro Rosa a procura por exames está cade vez maior”. 

Maria Domingas, 62 anos, esteve na UIPP Terra Firme e contou estar na expectativa de um diagnóstico. “Faz mais de um ano que não faço nenhum tipo de exame nos seios. Preciso fazer porque sinto eles doloridos e tenho receio que seja algo sério e por isso aproveitei a atenção que estão dando pra campanha pra vir aqui, principalmente depois que minha sobrinha tirou o seio eu passei a me preocupar mais ainda com essa doença e é muito importante se prevenir”, comentou dona Maria. 

Outros serviços que são disponibilizados nas ações são: vacinação contra H1N1 e sarampo; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; orientação sobre higiene bucal; além de oficinas de embalagem de presentes e design de sobrancelha.