Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES DE REINSERÇÃO

Atividades religiosas são retomadas nas casas penais do Estado

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/10/2020 13h07

Após rigorosas ações de combate ao coronavírus, que garantem hoje controle, segurança e saúde para os custodiados,  a Secretaria de Estado de Administração Penitenciário (SEAP) criou um cronograma para retomada da assistência religiosa em todas as unidades prisionais do Estado. Esse retorno será feito de forma gradual e considerando todos os protocolos no combate do novo coronavírus. 

Nos dias 24 e 25 de outubro acontecerão cultos com duração de 1 hora em horários diferentes para que não haja aglomeração. Será permitida a entrada de quatro membros religiosos, sendo dois em cada bloco. Os internos e os membros religiosos deverão manter o distanciamento social de 1,5 de distância. Além disso, será proibida a entrada de qualquer tipo equipamento sonoro. 

Na entrada das unidades, deverá ter tapete ou pano umedecido com solução de hipoclorito de sódio para limpeza dos solados dos calçados. Serão disponibilizados ainda máscaras e álcool gel. Os espaços também serão higienizados antes e depois de cada culto. 

As atividades religiosas são importantes para a reinserção dos internos na sociedade, mas devido a pandemia da covid-19 as atividades precisaram ser suspensas, mas que agora estão sendo retomadas. A Seap sempre garante a todas as pessoas privadas de liberdade o direito de exercer a sua crença e acredita na importância disso para a ressocialização. A coordenadora de Assistência Biopsicossocial (DAB), Regia Sarmento, ressalta a importância das atividades religiosas nas unidades. “É de grande importância para o processo de reintegração social, inclusive um dos grandes pilares de mudanças de vida para a pessoa que encontra-se privada de liberdade”, afirma.