Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Estado leva estratégias de atração de investimentos a Conceição do Araguaia

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará capacitou servidores da Prefeitura, a fim de simplificar a instalação de empresas no município

Por Igor Nascimento (SEMAS)
23/10/2020 23h01

Estratégias de atração de negócios que resultem em impactos positivos na economia de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, foram discutidas nesta sexta-feira (23), durante videoconferência promovida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Com a participação de servidores da Prefeitura local, a ação tem o objetivo de estimular medidas de simplificação do processo de instalação de empresas, tornando a opção por empreender no município da Região de Integração do Araguaia mais atrativa.

Augusto Cesar Anunciação, gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, apresentou o papel do órgão no Estado e sua atuação como porta de entrada para novos investimentos. Ao longo da apresentação, ele reforçou o papel da Codec no estímulo à atração e consolidação de investimentos produtivos no Pará e na prestação de apoio aos investidores em potencial. A videoconferência foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará

“O papel da Codec é fazer o primeiro contato com os investidores, a partir da promoção do que o Estado tem de melhor. Mas com essa ação queremos compartilhar experiências e técnicas com o poder público local para contribuir com esse trabalho que, muitas vezes, já é realizado pelas gestões municipais, considerando que é nos municípios que os investimentos se concretizam. Com isso, o nosso objetivo é aumentar a competitividade do Estado atuando em várias regiões do Pará”, ressaltou Augusto Cesar.

Prioridades - Na apresentação, o gerente da Codec também destacou as prioridades que o trabalho de atração de negócios no âmbito municipal deve conter, a começar pela definição de setores econômicos prioritários e de maior relevância na localidade, assim como os benefícios que podem ser oferecidos às empresas, incluindo incentivos fiscais e a busca por uma atuação integrada com ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Pará para a melhoria da economia. 

“A partir de um plano de ação bem definido, com a designação de uma equipe responsável por implementar ferramentas de promoção, como sites, fôlderes e vídeos promocionais, além de realizar visitas prospectivas a outras cidades brasileiras, será possível encontrar empresas que podem iniciar ou expandir suas operações em Conceição do Araguaia. Por isso, também estamos propondo aqui um cronograma de implementação desse trabalho, que poderá ser discutido dentro da Prefeitura”, adiantou Augusto Anunciação.

Conceição do Araguaia, no sul do Pará, vem se preparando para um ciclo de desenvolvimentoSegundo a servidora Josineude Silva, a gestão municipal tem atuado em parceria com entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para incrementar a economia local, e o objetivo é fortalecer parcerias. “Além da realização de festivais, temos atuado no fortalecimento da cadeia produtiva do pescado, trabalhando junto com os piscicultores, com foco na agregação de valor e na geração de emprego e renda. Portanto, nós, agentes de desenvolvimento, também estamos à disposição da Codec para o desenvolvimento de mais essa parceria”, destacou.

Para as próximas etapas do trabalho, caberá à Prefeitura promover um alinhamento interno para ampliar o alcance das informações apresentadas e dar continuidade à interlocução com a equipe de investimentos da Codec.