Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E LAZER

Música instrumental é atração da agenda cultural em Belém

Projetos Porto Musical e Estação Musical contam com integrantes da OSTP e Amazônia Jazz Band

Por Josie Soeiro (SECULT)
23/10/2020 19h05

A programação musical em Belém prossegue neste sábado (24), com entrada gratuita, a partir das 17h30, com o Projeto Porto Musical, no Parque Porto Futuro, e no domingo (25), no distrito de Icoaraci, a partir das 19 h, com o “Estação Musical”, valorizando a música instrumental. As atrações são promovidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).A valorização da música instrumental é um dos objetivos dos projetos promovidos pela Secult

As duas programações contarão com instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e da Amazônia Jazz Band. Da apresentação no Porto Musical participarão os músicos Arielson Soares (violino), Josibias (teclado), Jonathan Torquato (baixo) e Cláudio Costa (percussão). Já outros integrantes da Amazônia Jazz Band se apresentarão na Estação Musical, com o quarteto formado por Edgar Matos (teclado), Ruth Saldanha (bateria), Augusto Cezar (contrabaixo) e Antonio Gonçalves (saxofone).

“Essa tem sido uma experiência bem legal para nós, músicos, e para o público, porque a troca com eles é outra, muito diferente da composição que levamos para o teatro. Então, apesar da gente já se conhecer e tocar junto há muito tempo, é interessante tocar com essa outra formação”, diz o saxofonista Antônio Gonçalves. 

Vivência musical - O repertório para ambas as programações foi definido para proporcionar ao público um pouco de alegria e descontração aos finais de semana, com músicas brasileiras, lançamentos da música pop e clássicos dos anos 1980. “Cada artista ali já tem uma vivência musical bem grande, sabe muita música. Então, acabamos chegando num consenso que encaixa o que todo mundo sabe tocar, pensando no que o público vai gostar, e misturamos um pouco de vários ritmos”, informa o safoxonista.

Mesmo já experientes, as apresentações no projeto criam expectativas nos músicos. Arielson Soares, violinista da OSTP, vai estrear no Porto Futuro, e diz esperar “que seja uma troca bem legal. Acho que pode ser bem interessante, porque muita gente não tem tempo ou oportunidade de ir até o teatro”. (Com informações de Sorella Conteúdo).

Serviço: Projeto Porto Musical. Sábado (24), às 17h30, no Parque Urbano Belém Porto Futuro - Bairro do Reduto, em Belém. Entrada gratuita.
Projeto Estação Musical. Domingo (25), às 19 h, na Estação Cultural de Icoaraci (Rua Padre Júlio Maria, 937-995 – Cruzeiro, Icoaraci). Entrada gratuita.