Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Governo realizará seminário para integrar e qualificar órgãos de segurança municipais

Por Aline Saavedra (SECOM)
23/10/2020 14h32

Buscando sempre a integração entre os órgãos de segurança estaduais e municipais, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) tem feito diversas ações que viabilizam a troca de conhecimento e ampliação de saberes entre as instituições. Prova disso é o Seminário de Segurança Pública e Defesa Social, promovido pela Segup, que tem como foco fortalecer as ações para garantir a paz social no Pará, por meio de um plano estratégico que será desenvolvido em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - SIEDS.

O evento irá acontecer no Teatro Margarida Schivasappa, no dia 5 de novembro, de 8h às 18h. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as vagas são exclusivas e limitadas para agentes municipais de segurança pública que podem fazer a pré-inscrição no site. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a confirmação da inscrição no e-mail. Todos os procedimentos de segurança e prevenção à Covid-19 serão adotados, como a aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel e a preservação do distanciamento social.

A abertura do evento contará com a presença de autoridades estaduais e com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Dr. Ronney Augusto Matsui Araújo. 

“A Segup, reconhecendo a importância da participação dos órgãos municipais que trabalham na segurança pública, tanto as guardas municipais, secretarias municipais de segurança, órgãos municipais de trânsito no combate à criminalidade, atuando na redução de mortes e na organização da sociedade, realiza o seminário que objetiva estreitar, cada vez mais, os laços dos órgãos de segurança pública com os órgãos municipais para que a gente possa trocar informações, auxiliar de forma técnica e não só com equipamentos, mas também nas orientações, no estreitamento das operações conjuntas e reconhecendo sempre a importância desses órgãos municipais na segurança pública”, explicou o titular da Segup, Ualame Machado.

De acordo com a programação, o evento proporcionará capacitação por meio de palestras onde os principais temas abordados serão: a ‘Visão Estratégica do Plano Estadual de Segurança Pública’, ‘Desafios da Segurança Pública Nacional e Paraense’, além do ‘Protagonismo dos municípios no Sistema de Segurança Pública’. Ao final, haverá o lançamento do Livro “Percepções da violência a partir do crime”, dos autores João Francisco Garcia Reis, José Pont Vidal e Wando Dias Miranda. São instituições parceiras do evento o Conselho de Gestores de Guardas Municipais do Estado do Pará (CONGEP) e a Federação Paraense de Entidades de Guardas Municipais (FEPEGUAM). 

Ualame Machado acrescenta, ainda, o cuidado com a elaboração da programação para proporcionar mais qualidade ao evento. “As pessoas vivem nas cidades e a participação do município é muito importante nesse processo de segurança a toda população do Estado do Pará, daí nosso reconhecimento à importância dada ao evento com autoridades vindas do cenário nacional, para que possam conversar e discutir ações estratégicas para ainda mais estreitar os laços com os órgãos municipais de segurança pública”, afirmou.

Não é de hoje que as ações que buscam o fortalecimento dos órgãos de segurança pública estaduais contemplam as guardas municipais. No ano passado, a Segup fez a entrega de 300 coletes balísticos para guardas de 13 cidades do interior do Estado. Em 2020, Guardas Municipais de 34 cidades paraenses receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo 10 mil luvas e 10 mil máscaras, que foram doadas para os agentes municipais que atuavam em ações integradas com os agentes estaduais na linha de frente do combate à Covid-19.