Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

ParáPaz Mulher promove encontro com servidores para alertar sobre câncer de mama

Programação contou com a presença de colaboradores da Polícia Civil e Ministério Público

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
23/10/2020 11h27

A Fundação ParáPaz realizou uma programação especial referente ao Outubro Rosa para os servidores da unidade ParáPaz Mulher, em Belém, na manhã de quinta-feira (22). O encontro contou com a presença de colaboradores da Polícia Civil e Ministério Público.

“Como servidora me sinto valorizada. A ação foi extremamente necessária para todas as colaboradoras, que, por muitas vezes, devido ao trabalho, acabam relaxando no cuidado com a saúde. E hoje foi foi muito esclarecedor porque acompanhamos uma demonstração de como a doença se desenvolve no corpo, através da 'mamamiga', um protótipo que simula uma mama", comentou Lana Girom, assistente social da unidade.

O auxiliar operacional, Erison Pinheiro, 20, já tinha ouvido falar do risco e aprovou a iniciativa no seu local de trabalho. “Aprofundei um pouco mais do que eu já sabia e aprendi sobre a importância da prevenção, dos exames. Chegando em casa vou conversar com a minha mãe pra ver se ela já fez o autoexame”, disse o jovem.

O presidente da Fundação ParáPaz participou da reunião e alertou que os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama. “Ainda há muita falta de informação e muitos homens são pegos de surpresa, pois não realizam exames de prevenção o que é essencial para identificar alterações nesta região do corpo e hoje pretendemos despertar essa preocupação”, afirmou Sidney Gouvêa.

“O Outubro Rosa é uma temática importante que aborda a questão de saúde tanto do homem quanto da mulher, pois a doença atinge os dois gêneros, e esse momento foi pensado para proporcionar informação a todos”, afirmou Mônica Tapajós, coordenadora da unidade.

Na ocasião, a representante do Hospital Ophir Loyola, Roni Voni, realizou uma breve palestra sobre o assunto e reiterou que “é uma questão de saúde pública e saúde mental da população". "Parabenizo a Fundação ParáPaz por ter a sensibilidade de se importar não só com seus servidores, mas com o público em geral”.

A programação do Outubro Rosa da ParáPaz continua até o dia 1º de novembro, com ações de cidadania, informação e conscientização à comunidade.