Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo reúne com moradores do Curió-Utinga para tratar obras no Canal do Mártir

Por Matheus Rocha (SEAC)
22/10/2020 15h46

Representantes do bairro Curió-Utinga, em Belém, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) para uma reunião sobre a situação atual do projeto de requalificação do Canal do Mártir. Eles também discutiram, junto com o secretário Ruy Cabral, o processo de retomada das obras no local. O canal é responsável por receber a drenagem de diversas ruas ao longo Av. João Paulo II e obras de requalificação e correção do espaço, o que representa um sonho antigo da comunidade, que vêm acumulando prejuízos causados pelos constantes alagamentos. 

Além do titular da Sedop e de representante da comunidade, também estiveram presentes no encontro engenheiros da secretaria e especialistas convidados, além de representantes do setor jurídico da Sedop. 

As obras no canal do Mártir foram iniciadas em 2018. No ano de 2019, o trabalho foi paralisado e o contrato com a empresa responsável foi rescindido por conta da falta de funcionalidade do projeto. Agora, a atual gestão estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), trabalha para elaborar um novo projeto, que atenda de forma definitiva às necessidades dos moradores da área do Curió-Utinga.

"Estamos buscando um novo projeto que venha de encontro à necessidade da população, à necessidade de infraestrutura e saneamento da bacia do Murutucum. Fizemos recentemente uma nova avaliação e estamos caminhando rumo a um projeto que é extremamente delicado, mas de grande importância para aquela região.”, destacou o secretário Ruy Cabral. 

Jairo do Mohab representou os moradores da comunidade na reunião. Ele mora desde a infância no bairro do Curió-Utinga e lembra de quando ainda era possível tomar banho nas águas do canal do Mártir. Hoje, o lazer virou motivo de preocupação por conta dos constantes alagamentos na área e Jairo torce para que as obras de requalificação do canal finalmente sejam retomadas.

“Hoje nós estamos aqui falando sobre aquilo que está nos trazendo problemas no bairro do Curió-Utinga, que é o Canal do Mártir. Temos certeza que, através do Governo do Estado e de toda a nossa luta, vamos ter uma resposta para que o projeto do Canal do Mártir saia do papel e que os alagamentos acabem no nosso bairro”, declarou o morador. 

Ainda de acordo com o titular da Sedop, Ruy Cabral, a secretaria vai trabalhar para que, até o mês de dezembro, seja concluído um projeto executivo para as obras no canal. A partir disso, as equipes da secretaria vão partir para a execução em campo. 

“Vamos convocar a comunidade para que juntos nós discutamos a viabilidade do projeto e as reais necessidades da população. Sabemos que a área possui inúmeros problemas. Temos que pensar na comunidade. Nossa maior preocupação é fazer um trabalho que seja viável, operacional e que tenha a resposta que o povo tanto precisa”, destacou o gestor.