Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

'Territórios Sustentáveis' ofertam cursos práticos e novas técnicas na agenda de trabalho

Ações são organizadas pelas secretarias que compõem o projeto e voltadas para os produtores de São Félix do Xingu

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
22/10/2020 12h18

O Programa Territórios Sustentáveis (TS) continua, nesta quinta-feira (22), a agenda de capacitação para os produtores rurais de São Félix do Xingu. Os cursos práticos e palestras ocorrem em dois pontos da cidade e são organizados de maneira integrada pelas secretarias que compõem o projeto.

Uma das participantes da ação foi a produtora rural Maria Martins Silva, que escutou atenta as orientações sobre implantação dos sistemas agroflorestais (SAFS), para aumentar a produtividade e recompor áreas degradadas. “É muito importante para nós termos esse conhecimento e melhorar nossa produção. Outra coisa muito importante é que o projeto pode nos ajudar a regularizar nossos documentos da propriedade”.

O assunto foi levado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que realizou as palestras no Sindicato do Produtores Rurais de São Félix do Xingu. Dentro da programação, além das técnicas de SAFS, tiveram conteúdos de conhecimento sobre o solo, saúde das lavouras e técnicas de inseminação de bovinos.

“Dentro do TS, a Sedap trabalha com o objetivo de implantar melhoras dentro do processo de produção e viabilizar os fomentos aos produtores rurais, tanto nas cadeias produtivas do cacau, do açaí e da pecuária, que é a principal atividade da região”, explica Heloisa Helena Figueiredo, técnica da Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap.

No auditório da Paróquia das Mercês, também no município, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) também realizou palestras para estreitar a relação com cooperativas e o setor produtivo da região, com temas como empreendedorismo e cooperativismo. Mauro Barbalho, coordenador de Desenvolvimento Econômico da Sedeme, acredita que o evento é só o início do trabalho. 

“Nós chegamos dois dias antes, fazemos a mobilização das comunidades, visitamos algumas delas, sindicatos, associações e cooperativas. Construímos um cenário de diálogo para, junto com eles, tomar as melhores decisões no futuro, com o objetivo de aumentar a produtividade, geração de renda e desenvolvimento local”, detalha o coordenador.

O Territórios Sustentáveis é um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora, que promove o desenvolvimento sustentável no interior do Pará, por meio de ações como apoio técnico aos produtores rurais, fomentos, regularização fundiária e ambiental, acesso a créditos e novos mercados. 

O PEAA tem coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), mas trabalha de maneira integrada com outras secretarias e órgãos ligados ao meio ambiente, como Emater, Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).