Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Almoxarifado Central capacita militares para acessar ao sistema de rastreamento de frotas

Por Matheus Soares (PM)
20/10/2020 17h27

A Polícia Militar do Pará deu início, na manhã desta terça-feira (20), ao treinamento dos militares que terão acesso ao sistema de rastreamento das novas viaturas da Corporação, já adaptadas com a tecnologia. As instruções estão sendo ministradas pelos técnicos da empresa Zetta Unidas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro Souza, em Belém. 

A nova tecnologia deve facilitar o controle e a gestão da frota ao permitir o acompanhamento, em tempo real, dos veículos e sua localização. Além disso, a ferramenta vai garantir o bloqueio das viaturas em situações extremas de segurança, bem como a emissão dos relatórios acerca dos trajetos dos veículos nas respectivas áreas de atuação. 

Neste primeiro momento, serão treinados os militares que integram os batalhões e os comandos operacionais intermediários da Região Metropolitana de Belém. Após isso, os militares que pertencem às unidades do interior do Estado também vão receber as instruções, por meio da Plataforma de Ensino à Distância (EAD) da PMPA.

Ao término do treinamento, os militares vão receber os dados de login e senha para acessar o sistema e todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma. "O acesso a nova tecnologia não será direcionado à tropa com um todo, mas vai se restringir apenas à gestão das unidade", explicou o Chefe do Almoxarifado Central da PM, Tenente-Coronel Wagner Andrade. 

Ainda segundo o oficial, o interessante do sistema é a "impressão de relatórios do percurso da viatura, onde o policial treinado vai poder identificar o trajeto do veículo, além de suprir as demandas da Justiça, inquéritos e procedimentos, que poderão ser respondidas com segurança devido a facilidade do sistema", explicou o militar.

O treinamento está sendo ministrado pelo técnico Felipe Mafra Silva, que possui formação na área de tecnologia da Informação. As instruções serão realizadas nos dias 20, 21 e 22, durante os turnos da manhã e tarde. O treinamento é uma realização do Almoxarifado Central (AC), em parceria com o Departamento Geral de Cultura e Educação (DGEC), Diretoria de Apoio Logístico (DAL) e CFAP.