Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Internos são beneficiados com saída temporária de Círio

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
20/10/2020 15h45

Quase 500 internos receberam o benefício da saída temporária, nesta terça-feira (20), referente aos festejos do Círio. Do total, 296 estão com a tornozeleira para monitoramento eletrônico e 181 sem monitoramento, com retorno marcado para o dia 27. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) desenvolveu um planejamento para garantir a organização das saídas, assim como foi feito na liberação do dia dos pais. Neste planejamento as saídas foram fracionadas em sete grupos. 

Neste primeiro dia, as unidades liberadas foram Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB), Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), Centro de Recuperação Feminino (CRF), Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO), Centro de Triagem da Marambaia (CTMARAMBAIA) e a Central de Triagem Metropolitana I (CTMI). 

Antes de serem liberados, os internos passaram por uma triagem realizada pela equipe técnica de saúde, uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus. A validação biométrica também foi realizada em todos os custodiados, uma forma de garantia da segurança. Além disso, o Comando de Operações Penitenciárias (COPE) acompanhou a saída dos custodiados e na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, fez a escolta dos internos até o pórtico. 

O interno da CPASI, Luan Coelho, custodiado há 8 anos, avalia a organização feita pela Seap. “Está sendo muito boa e bem organizada a nossa saída. Está sendo bem controlado com esse novo sistema que Seap desenvolveu para identificar cada interno. Estamos seguros com a escolta até o pórtico, acredito que daqui por diante será só melhoras no sistema”, ressalta. 
 
Ana Carolina da Silva, custodiada do Centro de Recuperação Feminino (CRF), localizado em Marituba, ressalta a importância da saída temporária. “Estou muito tempo no sistema prisional e a saída temporária acalma a saudade que eu sinto dos meus familiares”, comemora. 

A diretora de Execução Criminal (DEC) da Seap, Patrícia Abucater, explica as medidas tomadas pela Seap na saída temporária. “No planejamento da saída temporária foi decidido que será feito de forma fracionada. Assim nós garantimos que não vai haver nenhum tipo de aglomeração, preservando, assim, a saúde dos nossos custodiados”, afirmou.

Na volta, os internos passarão por uma análise clínica por meio da equipe de saúde de cada unidade e ficarão em isolamento social por 21 dias.