Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO GRATUITO

Jucepa garante certificado digital para abertura de novas empresas no Pará

A medida faz parte da ação de isenção do pagamento do preço público que teve início no dia 14 de setembro e vai até 17 de novembro de 2020

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
20/10/2020 11h19

Com o intuito de fomentar a economia paraense, o governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Pará (Jucepa), está disponibilizando 1000 certificados digitais do tipo e-CPF, token A3, com validade de três anos, para viabilizar a apresentação do requerimento eletrônico junto ao e-Jucepa. Até o momento já foram disponibilizados 200 certificados para empresas novas abertas desde setembro.

medida faz parte da ação de isenção do pagamento do preço público que teve início no dia 14 de setembro e vai até 17 de novembro de 2020, especifico aos processos de abertura de empresas de toda natureza jurídica, incluindo Limitada (LTDA.), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Anônima (S/A), empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa registradas na Jucepa.

Segundo a presidente da Junta, Cilene Sabino, o órgão vem criando ações para desburocratizar e facilitar a vida dos novos empresários e de empresários informais, que existem de fato, mas não existem de direito, porque não têm o registro formal na Junta.

“Estimular o aumento de empresas ativas é uma das formas mais eficientes de tornar uma economia forte. A grande maioria da nossa economia é formada por micro e pequenas empresas. Quando a quantidade de registros aumenta, temos mais renda circulando, geração de mais empregos e implemento econômico”, finaliza Cilene. 

RESULTADOS

No último mês de setembro, o Pará registrou 1.601 novas empresas abertas desde a isenção da taxa de abertura oferecida pela Jucepa. O resultado representa um aumento percentual de 48,05% na quantidade de empreendimentos abertos no mesmo período de 2019, quando houve 1.008 novos empreendimentos registrados. Desde janeiro já são 56.099 novas empresas abertas no estado representando um aumento de 19,34% se comparado com o ano passado. 

SERVIÇO

Os atendimentos presenciais da Junta continuam sendo agendados, tanto o dia quanto o horário, por meio do site www.jucepa.pa.gov.br. Os atendimentos cumprem todas as medidas sanitárias e protocolos de saúde determinados contra a pandemia da Covid-19. No site, é possível ainda esclarecer dúvidas na opção Suporte ao Cliente ou pelo chat, que funciona de 8h às 13h.