Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Canais de comunicação tornam cidadão o principal parceiro da Segup

Por Carol Menezes (SECOM)
19/10/2020 16h47

Principal parceira do Estado no combate aos mais diversos tipos de violência, a população dispõe de três canais de comunicação de crimes indispensáveis ao trabalho dos agentes da Segurança Pública, e que funcionam de formas distintas. Além do Centro Integrado de Operações (Ciop), pelo número 190, que entre janeiro e setembro recebeu mais de 189 mil ligações, e do Disque Denúncia, pelo número 181, que no mesmo período acumulou mais de 24 mil contatos, é possível também buscar a atendente virtual Iara, no WhatsApp (91) 98115-9181 para relatar situações tendo a possibilidade do envio de fotos, áudios e outros documentos que podem servir de evidências.

Entre os principais tipos de crimes esclarecidos com a ajuda das informações repassadas, estão os casos de foragidos da Justiça, maus-tratos a idosos e animais, perturbação do sossego, violência doméstica, abandono de incapaz e jogos ilegais. Os denunciantes podem acompanhar o andamento das denúncias por meio de protocolo encaminhado pelo 190 e por todas as plataformas do canal 181, telefone, whatsapp, web, chat. 

"Disponibilizamos esses canais de comunicação porque a sociedade é nossa principal parceira de trabalho, nos auxilia bastante denunciando tanto os casos urgentes como as situações que demandam investigação mais detalhada", confirma o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado. "Para o crime violento que está acontecendo naquele momento, o contato deve ser via 190. Se o cidadão quer fazer uma denúncia mais embasada, que gere uma investigação, aí o fato deve ser relato ou pelo 181, pelo app de mensagens [Iara], por onde se pode encaminhar foto, localização e documentos", detalha o secretário.
 
I.a.r.a - O homônimo que fez menção à lenda da Mãe-d'água aqui na verdade é uma abreviação de Inteligência Artificial Rápida e Anônima, ou I.a.r.a. As mensagens são recebidas pela atendente virtual, que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que as mesmas possam ser apuradas com o máximo de precisão. 

A Segup disponibiliza ainda o campo do chatbot (bate-papo) na parte inferior de todos os sites dos órgãos da área de Segurança Pública do Pará, como o da própria Secretaria, das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Há também a oferta de formulário on-line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br. Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes. 

181 - A população pode acionar o número por meio de ligação convencional. O canal é destinado para contribuir com denúncias e informações de atos criminosos já ocorridos - como recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, por exemplo. O informante recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o processo , se for o caso, contribuir posteriormente com mais informações. 

190 - O número funciona para comunicação de urgências e emergências, ou seja, fatos que estejam em andamento ou tenham acabado de ocorrer, e é gerenciado pelo Ciop, que agrega todos os órgãos de segurança pública do Estado: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e a Secretaria de Estado de Assuntos Penitenciários (Seap). Ao ligar, o cidadão diz seu nome, faz o relato do que está acontecendo ou aconteceu e os atendentes fazem o registro. Após o primeiro contato, a ocorrência é despachada para o órgão competente, que, em seguida, aciona a guarnição mais próxima para atender no local. Roubos, furtos, assaltos com refém, acidentes de trânsito - com e sem vítima -, atitude suspeita, brigas, problemas com animais, lesão corporal, dentre outros, devem ser registrados no Ciop pelo 190.