Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENTRO DE RECUPERAÇÃO

Após trabalho intenso de segurança, Seap encontra arma de fogo que era procurada

Armamento estava enterrado a cerca de meio metro abaixo do piso, embalado em um saco plástico

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
19/10/2020 11h38

Como resultado de um trabalho intenso e cotidiano de segurança, que realiza revistas estruturais diárias na Unidade Prisional, foi encontrada, na tarde do último sábado (17), uma arma de fogo, que há tempos estava escondida no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. O armamento, que já estava de posse dos custodiados há anos, vinha sendo procurado mesmo antes do início da intervenção. Ele foi escondido pelos internos assim que houve a entrada pela Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) naquela unidade, em setembro de 2019.

A pistola, modelo P225, calibre 9mm, estava enterrada em uma das celas da unidade. O armamento foi encontrado na cela 5 do pavilhão 2, em cerca de meio metro abaixo do piso, embalado em saco plástico. Na embalagem havia além da pistola desmontada (armação e ferrolho), um carregador. 

Em 18 de setembro de 2019, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Força de Intervenção Penitenciária (FTIP), com apoio de agentes penitenciários do Estado, encontrou um verdadeiro arsenal no CRPPII - que é uma unidade de segurança máxima e custodia os internos de maior periculosidade do Estado. Lá foram encontrados: 10 pistolas - uma delas de fabricação argentina; 2 revólveres calibre 38; 48 munições 9 milímetros; 66 munições de calibre 40; e 13 carregadores, no CRPP 2. Todas também estavam enterradas, debaixo do duto de esgoto, ligado ao vaso sanitário de uma cela.

O material encontrado foi apresentado na Seccional de Polícia Civil de Santa Izabel para registro do Boletim de Ocorrência. As revistas rigorosas continuam sendo realizadas.