Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMAÇÃO

Seel realiza ciclo de palestras sobre o Outubro Rosa

Por Carol Amorim (SEEL)
16/10/2020 16h40

Servidores, terceirizados e alunos assistidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), estiveram reunidos nesta sexta-feira (16), no auditório do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) para assistir o ciclo de palestras em promoção a campanha Outubro Rosa. Ao todo, 60 pessoas participaram do evento que promoveu a informação, a troca de experiências e a integração entre os participantes. 

“É importante levar para a população as informações necessárias para a prevenção. A minha mãe foi diagnosticada precocemente com a doença e conseguiu realizar o tratamento adequado. Por isso, é fundamental a pessoa ter consciência do autoexame e se cuidar”, frisa Arlindo Silva, titular da Seel. 

As alunas do Programa Talentos Esportivos, coordenado pela Seel, foram as primeiras a chegar ao local. Todas uniformizadas, as atletas de ginástica artística se atentaram aos temas abordados. “As palestras foram um show. Os temas abordados são de interesse de todos e as quatro meninas que levamos ficaram bem satisfeitas com os ensinamentos sobre a doença que mais atinge as mulheres. Creio que aprenderam como fazer o autoexame e a prevenção que é tão importante”, disse Eliete Foro, mãe de atleta. 

O ciclo de palestras começou em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). A enfermeira Michele Monteiro, abriu o evento palestrando sobre o câncer de mama, a importância da campanha, além de prevenção e sintomas. Na sequência, a oncologista Amanda Gomes, complementou com as formas de tratamento.  

Incentivar os direitos das mulheres, chamar a atenção para tipos de violência que algumas ainda sofrem dentro de casa e incentivar o empreendedorismo também foram temas abordados pelos advogados, Anderson de Jesus e Rita de Cássia de Jesus. 

A programação foi finalizada com o tema "Apoio às Mulheres", ministrada pela empresária Ana Paula Catete, na qual apresentou sobre o autoconhecimento, que ajuda as pessoas a lidar com todos os aspectos da vida e na evolução. A representante do projeto Raabe, Maria Goreth Moreira, falou sobre o desenvolvimento da autoestima. O grupo é de apoio a mulheres em geral, que oferece suporte emocional e espiritual por meio de aconselhamentos e cursos. 

O evento ainda contou com coffee break de confraternização entre os presentes, sorteio de exames preventivos e brindes.