Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA ALIMENTAR

Seaster capacita coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos do Marajó e Guajará

Em setembro, o governo do Pará anunciou R$ 7,9 milhões para o programa, que atende 582 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado

Por Camila Santos (SEASTER)
16/10/2020 13h57

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, promoveu uma manhã de capacitação voltada aos coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento contou com a participação de 40 coordenadores das regiões Marajó e Guajará.

De acordo com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Nazaré Costa, a capacitação tem o intuito de reforçar a importância em executar de forma positiva o PAA, a fim de garantir o direito de acesso a uma alimentação saudável e de qualidade à população paraense.

"Hoje podemos dizer que através deste programa nós temos garantido segurança alimentar e nutricional a diversas famílias em vulnerabilidade por todo o Estado", destaca. 

O Dia Mundial da Alimentação resgata a reflexão sobre a realidade das práticas alimentares e dos passos que ainda devem ser tomados para garantir segurança alimentar a todo e qualquer indivíduo. A data remete à criação da FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations, ou, em português, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, agência da ONU criada em 1945 com o compromisso de auxiliar no combate à fome e à má nutrição, e a tornar sustentáveis as atividades agrícolas pelo mundo.

No Pará, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. Por meio do programa, os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial. 

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Atualmente, 106 municípios paraenses fazem parte do PAA, e os alimentos comercializados atendem, aproximadamente, seis mil famílias em vulnerabilidade social. Em uma ação estratégica para auxiliar produtores rurais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, os Governos Federal e Estadual estão articulando, junto aos municípios, a aquisição de parte da produção agrícola de pequenas e médias propriedades rurais que estão com estoques acumulados por causa da pandemia do novo coronavírus, beneficiando 582 mil paraenses em situação de vulnerabilidade. Além disso, o Governo do Pará anunciou em setembro o repasse de R$ 7,995 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos. 

 

*Colaboração de Mayra Santos