WebCiclo reúne músicos internacionais para debater a importância dos concursos de canto

Encontro virtual faz parte do II Curso de Formação em Ópera, realizado pela Secult, Theatro da Paz e Academia Paraense de Música

16/10/2020 10h41 - Atualizada em 16/10/2020 11h57
Por Thaís Siqueira (SECULT)

Nesta sexta-feira (16), às 17h, ocorre mais uma edição do WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera, desta vez com o tema “A Importância dos Concursos de Canto”. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), e faz parte da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Um dos convidados para o bate-papo é o barítono Miguelangelo Cavalcantti, do Teatro Nacional de PragaA roda desta semana pretende abordar a importância dos concursos de canto na formação e na carreira dos cantores líricos, com os maestros Paulo Esper, da Cia de Ópera São Paulo e Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas; maestro Linus Lerner, do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner; e o barítono Miguelangelo Cavalcantti. Como mediadora estará presente a soprano Dione Colares. A transmissão será realizada pelo canal do Youtube do Theatro.

Miguelangelo Cavalcanti é barítono no Teatro Nacional de Praga e fala da importância do incentivo à cultura em geral na educação de crianças e jovens. “Em termos musicais, o Brasil não está abaixo do nível de talento de nenhuma outra nacionalidade. O que falta são oportunidades e que a música seja levada de uma forma séria, incluída no currículo escolar desde a educação infantil. Uma vez que isso aconteça, é inevitável que nesse percurso se descubram talentos que podem depois seguir para conservatórios”, explica.

O maestro brasileiro Linus Lerner também participa do encontroA pluralidade cultural do Brasil dá cores e formas também ao universo erudito. Miguelangelo conta que não é raro encontrar brasileiros exercendo a música ou atuando como excelentes professores em conservatórios do mundo todo. “É preciso haver respeito na direção educacional da arte e da cultura. São muitos os que furam as barreiras e encontram um caminho ao sol devido ao apoio de outros países”, destaca.

O maestro Linus Lerner é brasileiro e mora nos EUA. Ele pontua que o encontro é necessário para o futuro da música erudita nacional. “Acredito que todos nós estamos trabalhando pelo mesmo bem comum, a música. Espero que todo esse trabalho de criação de concursos no Brasil traga uma união mais forte no futuro, que continue ajudando o crescimento da lírica no Brasil”, diz.

Linus defende que a cultura faz parte da construção da sociedade e que é necessário tornar a música lírica cada vez mais acessível à população. Ele aconselha que músicos de todos os cantos do país se unam cada vez mais. “Sugiro que cada cantor, músico, comece a buscar na sua própria comunidade fazer alguma coisa, a hora é de se juntar para conseguir mudar desde o interiorzinho até a grande cidade. A música erudita é boa, mas as pessoas não têm acesso, existe um processo necessário de educação e facilitação desse acesso”, defende. (Com informações de Sorella Conteúdo). 

Serviço:

WebCiclo – Webinário “A Importância dos Concursos de Canto”

XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz – II Curso de Formação em Ópera

Quando: sexta-feira (16), às 17h

No canal do Youtube do Theatro da Paz

Programação gratuita e aberta ao público