Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'BERÇO DA MUSICALIDADE'

Estado incentiva ensino de música com entrega de novos instrumentos à Fundação Carlos Gomes

A centenária instituição, que forma músicos e desenvolve ações de pesquisa e extensão, terá seu espaço físico ampliado pelo governo

Por Mayave Ribeiro (FCG)
15/10/2020 19h35

A Fundação Carlos Gomes (FCG), referência na gestão do ensino de música no Pará, recebeu do governo do Estado na tarde desta quinta-feira (15), na Sala Ettore Bósio, em Belém, 26 novos instrumentos, que vão reforçar as ações pedagógicas nos vários cursos oferecidos pelo Instituo Estadual Carlos Gomes (IECG). Além da aquisição dos instrumentos, o governo vai ampliar o espaço físico da Fundação.O governador Helder Barbalho (d) na solenidade de entrega dos novos instrumentos à Fundação Carlos Gomes

A aquisição dos instrumentos foi possível após uma alteração orçamentária, feita mediante portaria da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), no ano passado. Após o Decreto n° 436, de 4 de dezembro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado, foi autorizada a compra pelo governador Helder Barbalho, que participou da solenidade de entrega junto com a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e outras autoridades.

"Conheço o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores do Conservatório Carlos Gomes. Temos que trabalhar para continuar levando música para as pessoas de Belém e de todo o Pará. Esta casa vai muito além da música, pois, igualmente a uma escola tradicional, ela abre o horizonte e torna ilimitado o sonhar”, ressaltou o governador.Em foto antes da pandemia, as instalações do Instituto Carlos Gomes, que serão ampliadas pelo governo do Estado

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo anunciou a ampliação da Fundação Carlos Gomes, com a desapropriação de um imóvel localizado ao lado do prédio atual.

Helder Barbalho, que também aproveitou a agenda de trabalho para conhecer o Memorial Carlos Gomes, afirmou ser “uma alegria muito grande voltar aqui, que é o berço da musicalidade dos paraenses. Se existe um símbolo da música neste Estado é o Conservatório Carlos Gomes, da mesma forma que a professora Glória (Glória Caputo, superintendente da FCG) é o símbolo deste prédio. Vamos trabalhar juntos para que o ensino da música possa chegar a mais pessoas”.O aluno Bruno Azevedo, do Bacharelado em Música, recebeu o governador tocando xilofone

Ao chegar ao local, o governador foi recebido com música, pela pianista Adriana Azulay, a soprano Kézia Andrade e o tenor Antonio Wilson, e ainda pelo aluno de percussão do Bacharelado em Música, Bruno Azevedo, que tocou xilofone.

Entre os novos instrumentos, que serão destinados aos cursos Técnico e de Bacharelado em Música, há um flautim, uma trompa, um saxofone alto, um saxofone tenor, uma tuba, um clarone, um oboé, cinco instrumentos do conjunto de tímpanos, oito clarinetes, dois trompetes e três flautas transversais.

Conquistas - Para a professora Glória Caputo, o governo do Estado já possibilitou várias conquistas à centenária instituição de ensino. “Apesar do momento social em que estamos vivendo, este ano nos proporcionou momentos muito importantes, como esse de hoje. Este ano conseguimos duas grandes vitórias: a lei que permitiu que a FCG pudesse nomear os 63 professores de música e, agora, a entrega desses instrumentos. Agradeço todo o apoio que, desde o início desta gestão, estamos recebendo”, reiterou a gestora.

Para Joel Costa, diretor de Ensino do Instituto Carlos Gomes, a aquisição dos instrumentos marca o processo de atualização da instituição. “Para a nossa escola, essa ação tem uma importância singular, pois toda instituição de música precisa ter bons instrumentos para poder oferecer um ensino de qualidade. Quando o aluno começa a estudar música já com um instrumento bom, tudo se torna mais fácil no processo”, ressaltou o diretor.Entre os 26 instrumentos entregues estão trompa, saxofones, tuba, trompetes e flautas transversais

Os novos instrumentos são essenciais, já que os alunos ainda usavam instrumentos comprados quando a FCG foi criada, em 1986, na primeira gestão da professora Glória Caputo. Agora, professores e alunos terão acesso a instrumentos de qualidade e alta performance. “Se não fosse o apoio do governo do Estado, em parceria com a nossa superintendente, não poderíamos fazer essa aquisição”, disse Joel Costa.

História centenária - A Fundação Carlos Gomes (FCG), criada em 1986, é a entidade mantenedora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), mais conhecido como Conservatório Carlos Gomes, fundado em 24 de novembro de 1895. A missão da Fundação é difundir a educação musical como instrumento de socialização e inclusão social, promovendo o ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Pará. A instituição forma músicos para o mercado, potencializa talentos e documenta a memória da música regional, por meio de atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Terceira instituição de ensino de música mais antiga do Brasil, o IECG foi criado em 24 de fevereiro de 1895, com a denominação de Conservatório de Música do Pará. Os principais objetivos são fomentar o ensino técnico e científico de música, buscando a formação de profissionais com base no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, e instalando e mantendo unidades de ensino musical em diferentes níveis, visando à formação de instrumentistas, cantores e regentes.