Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Programa Territórios Sustentáveis capacita novos pecuaristas no sudeste do Pará

Ação será realizada pela Sedap na PA-279, rodovia que liga as cidades de Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu

Por Camila Botelho (SEDAP)
14/10/2020 13h33

Nesta quarta ida a campo pelo Programa Territórios Sustentáveis (TS), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) realiza o seminário Florestas Produtivas e Pecuária Sustentável, cujo objetivo é apresentar e divulgar tecnologias de produção e capacitar produtores locais, agricultores familiares, cooperativas, associações e sindicatos da região da PA-279, no sudeste do Pará. A atividade ocorrerá nos próximos dias 23 e 24 de outubro.

O 'Territórios Sustentáveis' pertence ao Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Pará, e é de grande importância para a Sedap, órgão responsável pelas ações de fomento e capacitação técnica dentro do programa.

De acordo com Lucas Viera, secretário adjunto da Sedap, o projeto já foi apresentado para as comunidades em Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. “A intenção é que o Estado esteja presente em toda a região e mostrar para o produtor que estamos com ele para ensiná-lo a produzir de uma forma mais sustentável através de cursos, demonstrando boas práticas e capacitando”, disse.

Dentre as capacitações, a secretaria trabalha com a ação de inseminação artificial, que é a biotecnologia mais aplicada na reprodução animal. Essa técnica é utilizada principalmente para a disseminação da genética de reprodutores que apresentam maior valor zootécnico. E para que se obtenha sucesso da adoção da técnica, é fundamental que seja realizado um bom treinamento dos profissionais que serão responsáveis por aplicá-las nas propriedades.

Apesar da popularização da inseminação artificial, menos de 15% do rebanho utiliza essa técnica no Estado. O coordenador de Produção Animal da Sedap, Ronnald Tavares, explica que a capacitação dos produtores do TS vai melhorar a produtividade do rebanho. “Um dos fatores limitante é justamente a disponibilidade de profissionais qualificados na área, por isso, temos o objetivo de capacitar os jovens para que possam depois repassar essas informações”, destacou.