Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO ESTRATÉGICO

Adepará capacita veterinários em Paragominas para atuação contra febre aftosa

O curso reuniu profissionais concursados da Agência de Defesa Agropecuária do Pará e do Serviço de Inspeção Estadual

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
13/10/2020 20h26

Capacitar os médicos veterinários nomeados no último concurso público foi o objetivo do curso de Educação Continuada em Saúde Animal com Ênfase em Febre Aftosa, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) em Paragominas, no sudeste paraense. 

Composto por aulas práticas e teóricas, o curso realizado entre os dias 5 e 9 de outubro, capacitou 18 profissionais. Além dos veterinários concursados, pela primeira vez a iniciativa incluiu profissionais que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A participação dos veterinários do SIE atende à demanda do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026.A imunização do rebanho deu ao Pará o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal como Estado livre da aftosa com vacinação

Planejado para ser executado no período de 2017 a 2026 em todo o território nacional, o PNFEA consiste em ações cujo principal objetivo é a substituição gradual da vacinação contra febre aftosa em todo o território brasileiro. O Pará é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como Estado livre da febre aftosa com vacinação desde 2014.

O curso teve a participação dos palestrantes Roberto Siqueira Bueno, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr); René Ribeiro da Silva, representante estadual dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA); José Diomedes Barbosa Neto, professor de Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal; Ana Paula Beckman, gerente de Epidemiologia da Adepará, e Samyra Alves Albuquerque, coordenadora do Plano de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. 

A parte prática coube aos instrutores Joylson Canto, Roberto Oliveira, Felipe Baraldi e Samyra Albuquerque, todos servidores da Adepará.