Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIDORES

Professores do ensino médio se capacitam sobre o Enem

Por Isabela Quirino (EGPA)
13/10/2020 15h30

A Formação de Professores de Ensino Médio para o Enem (Forpem), projeto da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já está recebendo inscrições para as novas turmas. Este ano, os professores serão capacitados em uma programação na modalidade de Ensino a Distância, com o objetivo de alcançar professores que atuam fora da capital do estado. 

“Esta é uma maneira de valorizar o profissional e colaborar com sua motivação no trabalho. Estamos vivendo um momento de reestruturação para todos e a EGPA leva a inovação aos servidores do Pará, com o objetivo de melhorar a entrega do serviço público ao cidadão paraense, isto inclui os professores, que precisam se capacitar para ministrar aulas sobre o Enem”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. 

O Forpem busca possibilitar aos professores o desenvolvimento de novas habilidades. Dentro do projeto, os professores terão a oportunidade de se familiarizar com o ensino por competências e habilidades, além da interdisciplinaridade e contextualização do ensino. O curso terá 20 horas, sendo 4 de trabalho vivencial, com um “aulão” virtual para os alunos das escolas onde trabalham os professores capacitados.

Nesta fase, as inscrições são para os municípios de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Santa Isabel do Pará e Capanema. 

A Escola de Governança está levando ‘tutores’ aos municípios selecionados para acompanhar as escolas durante o processo de inscrição. “O link de inscrição será disponibilizado pelos nossos tutores para as direções das escolas estaduais de ensino médio dos municípios que receberão a capacitação, para que o professor interessado em realizar o curso faça seu cadastro na sua área de atuação”, explica Jaime Ramos, coordenador do curso.  

Sobre o projeto - O Forpem se destina à qualificação de professores do ensino médio nas áreas de conhecimento aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação conta com a colaboração da coordenação do ensino médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc nas Escolas (USEs).

No último ano, mais de 111 professores concluíram a capacitação, atendendo 36 escolas de ensino médio dos bairros Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba, que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz).