Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Materno-Infantil de Barcarena realiza mutirão de mamografia

O serviço atenderá mulheres na Região do Baixo Tocantins. Ao todo, 400 exames devem ser realizados.

Por Adrielle Sousa (HMIB)
13/10/2020 08h38

Para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama e contribuir com a redução dos índices da doença no Brasil, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) pretende realizar 400 exames de mamografia em mulheres na Região do Baixo Tocantins. 

A ação integra a campanha Outubro Rosa, promovida pelo governo do Pará e com apoio da Pró-Saúde, gestora do hospital, durante o mês de conscientização para o câncer de mama.

O cadastro para realização dos exames será agendado previamente pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa). As mulheres serão encaminhadas ao HMIB, com data e horário marcados, sendo necessário apresentar documento com foto e comprovante de agendamento.

Os exames terão início na próxima segunda-feira (19), e seguem até o final do mês de outubro. As pacientes que apresentarem alguma alteração da mama, por meio da mamografia, serão atendidas por especialistas na unidade para compor um diagnóstico mais preciso, se necessário.

De acordo com Saulo Pontes, coordenador de Apoio do HMIB, o mutirão possibilitará o acesso rápido e facilitado de mulheres ao exame. "Com a mamografia, os benefícios resultam no melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e maior chance de cura", explica.

O HMIB é referência para gestantes e bebês de 11 municípios na Região do Baixo Tocantins. A unidade está localizada a 114 km da capital paraense, e dispõe de atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema único de Saúde).

A unidade atende casos de média e alta complexidades e em dois anos de funcionamento  já realizou mais 2.600 partos. 

Programação do Hospital Materno-Infantil

Em adesão ao Outubro Rosa, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena também irá promover ações educativas sobre o câncer de mama para as pacientes e colaboradoras da unidade, com o intuito de alertar para a prevenção. 

Entre os dias 19 e 23 de outubro, a programação do HMIB contará com palestras e atividades na recepção da unidade. As ações acontecem respeitando todas as diretrizes de segurança. Confira:

Data: 21/10
Palestra: A importância da amamentação na prevenção do câncer de mama
Horário: 09h

Data: 22/10
Palestra: Mitos e verdades sobre a mamografia
Horário: 11h

Data: 23/10
Orientações: Cuidados, autoexame e prevenção ao câncer de mama
Horário: 10h