Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2020

Ações educativas foram realizadas por equipes da Vigilância Sanitária Estadual

Objetivo foi coibir aglomerações e incentivar o uso de máscara durante o período nazareno

Por Caroliny Pinho (SESPA)
12/10/2020 12h29

Mesmo sem as tradicionais procissões, muitas pessoas foram às ruas de Belém para prestar suas homenagens

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), através da Vigilância Sanitária Estadual, realizou durante o Círio 2020, ações educativas para coibir aglomerações e incentivar o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social como medidas para conter a proliferação da Covid-19. Mesmo sem a realização da tradicional procissão, muitos fiéis foram às ruas da cidade prestar homenagens e fazer o trajeto que a imagem peregrina costuma fazer.

“As ações visaram orientar os romeiros e os donos de estabelecimentos comerciais que atuam neste período do Círio para os cuidados, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus neste período de festividade, no qual temos pessoas dos mais diferentes lugares na nossa cidade”, explica Milvea Carneiro, diretora de Vigilância Sanitária do Estado.

A equipe multiprofissional fez, entre os dias 8 e 11 de outubro, 2.000 ações no Complexo Arquitetônico de Nazaré, Colégio Gentil, Museu do Círio, Catedral da Sé, Porto Futuro, Feira do Miriti e Estação das Docas. Uma equipe móvel também circulou pelos principais pontos dos romeiros neste período.

Ações educativas ocorreram nos principais pontos da capital paraense

Conforme o balanço parcial, deste total, foram realizadas cerca de 500 orientações por dia entre romeiros e funcionários dos estabelecimentos, sendo que um destes pontos comerciais foi intimado por infrações sanitárias e descumprimento do decreto que estabelece distanciamento social e medidas para evitar aglomerações.

Vale ressaltar que em paralelo as ações realizadas pelo Estado, a colaboração da sociedade é imprescindível neste momento. “A diminuição da contaminação depende da atitude individual de cada um. Nossos esforços são para garantir mais segurança e preservar a saúde de todos os cidadãos, mas apenas com a colaboração de todos é que vamos conseguir combater a pandemia”, afirma a diretora.

As ações intensivas terminaram no domingo (11), mas a fiscalização vai se estender por todo o período nazareno.