Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Theatro da Paz recebe a Estação 7 do Preamar da Fé

Exposição ficará aberta à visitação até 25 de outubro, em horários diferenciados. Desta sexta-feira (9) até o domingo do Círio, funcionará das 9h às 17h

Por Josie Soeiro (SECULT)
09/10/2020 16h25

No Theatro da Paz, visitantes conferem a arte dos brinquedos de miriti e a dimensão cultural do Círio da Estação 7 no Preamar da Fé O Theatro da Paz, uma das principais casas de espetáculos do Estado, teve seu hall transformado em cenário da exposição "Festa e Fé", com o acervo do Museu do Círio. A ação integra a Estação 7 do Preamar da Fé, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), aberta na manhã desta sexta-feira (09). 

Localizada no corredor dos principais cortejos sagrados e profanos da Festividade Nazarena, a sétima estação representa a festa e a fé do povo paraense, como explica o diretor do Museu do Círio e curador da exposição, Anselmo Paes.

“Tentamos produzir a sensação de que não é possível identificar o que é sagrado e o que é profano, o que é fé ou festa, porque são sentimentos da cultura popular, do círio como manifestação da identidade paraense, daquilo que há de mais forte, mais potente na nossa cultura. Fé e festa se misturam, se distinguem, se confundem e isso faz parte do encanto e da maravilha do Círio de Nazaré”, frisou o diretor do Museu do Círio.

Entre as peças, de ex-votos de cera e o colorido dos brinquedos de miriti, há inclusive camisas dos clubes do Remo e Paysandu Na exposição, em meio a ex-votos de cera e o colorido dos brinquedos de miriti, duas peças se destacam: as camisas dos principais clubes de futebol paraense, Remo e Paysandu. “Essas camisas representam pedidos relacionados a vitórias que querem ser conquistadas e juntas elas mostram que o Círio também é um espaço de desejos, do encontro dos adversários que se tornam amigos nessa comunidade devota. Festa e fé, dor e paixão muito misturadas, mas perfeitamente distinguíveis quando são os sentimentos do povo paraense”, explica Anselmo. 

Já na abertura, a mostra foi conferida por dezenas de visitantes durante esta manhã de sexta-feira, entre eles, o casal de turistas Célia e Thiago Furtado. "Viemos para conhecer de perto o Theatro da Paz e percebemos que a cidade respira a festividade de nossa Senhora de Nazaré.

"É realmente muito forte aqui, é lindo. Já tínhamos ouvido falar muito da programação religiosa e aqui encontramos outros detalhes da festa, dos cortejos e festejos por nós desconhecidos. Isso é grandioso”, disse o visitante Thiago Furtado. 

Outra peça que chama a atenção é uma escultura de miriti que representa o trajeto feito pela berlinda, da Catedral da Sé à Basílica. “Eu sou daqui mesmo de Belém e foi a peça que mais gostei, justamente por reconhecer que é assim mesmo o Círio: feito de vários cortejos, de vários eventos, de vários encontros. Tem horas que a gente chora emocionado atrás da berlinda, em outras a gente dança atrás do Arraial do Pavulagem”, brinca o visitante Elton Batista. 

O diretor do Museu do Círio compartilhou da interpretação do visitante Elton Batista. Ele concorda que a referida peça em miriti revela as festas que ocorrem no percurso da procissão sagrada e também em outros espaços de Belém, como a Festa da Chiquita e do Arraial do Pavulagem.

“Todos esses cortejos são encontros cheios de devoção, mas são também festa, e assim é que essa vitrine nos convida à confusão da beleza de um carnaval que é devoto”, destaca Anselmo Paes. 

Serviço
Cortejo Preamar da Fé – Estação 7: Festa e Fé
Local: Theatro da Paz
Período: 09/10 a 25/10
Funcionamento: 09, 10 e 11 (9h às 17h)
Terça a sexta (9h às 15h)
Sábado e domingo (9h às 12h).