Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Sudeste reforça a importância de cuidar da saúde mental

Por Ederson Oliveira (HRSP)
08/10/2020 18h59

Os cuidados com saúde mental devem ser diários, ainda mais em tempos de pandemia, que transformou a rotina de muitos brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto com mais casos de depressão, atingindo mais de 12 milhões de pessoas.

Para ajudar a enfrentar esse momento, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), localizado em Marabá (PA), apresenta alguns cuidados necessários no dia a dia para manter um bom cuidado com a saúde mental. A psicóloga Nailsa Oliveira diz que, com o avanço da pandemia, muitas pessoas estão desenvolvendo sintomas como o aumento do estresse, depressão, insônia e irritabilidade, que prejudicam a saúde.

“É necessário uma readaptação a todas essas mudanças que o mundo sofreu nos últimos meses devido à Covid-19. Precisamos reajustar a nossa mente a essa situação de crise", diz ela, destacando a importância de dormir bem e os cuidados com a alimentação. "Além de ter uma boa noite de sono, deve-se manter uma dieta balanceada. É possível usar técnicas de respiração que podem ajudar na diminuição da ansiedade. Caso seja necessário, busque sempre por ajuda profissional”, orienta.

O Hospital Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado, que presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência em atendimento de média e alta complexidades para mais de um milhão de pessoas em 22 municípios paraenses.