Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Teatro Gasômetro recebe Preamar da Fé em parceria com Iphan

Exposição sobre o patrimônio cultural imaterial da Festividade de Nazaré segue até o dia 18 de outubro, com visitação das 9h às 17h

Por Thaís Siqueira (SECULT)
08/10/2020 15h12

Mostra apresenta os tradicionais brinquedos de miriti, como barcos e pássaros, e está aberta no Teatro Estação Gasômetro, em BelémO Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém, é a sexta parada do cortejo Preamar da Fé. Com a exposição 'Conhecer para Preservar', aberta nesta quinta-feira (08), o espaço reúne obras do acervo do Museu do Círio feitas em miriti.

A inciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo.

Peça da Basílica Santuário de Nazaré tem cerca de 1,80m e chama a atenção pela sutileza e leveza dos detalhes A mostra traz uma réplica da Basílica de Nazaré, de aproximadamente 1,80m, elaborada pelo artista Waldelir (Miritong) em 2015, e tem brinquedos de miriti, como pássaros, cobras, barcos e casas, e uma réplica de uma barraca do arraial, intitulada "Stand com brinquedos", do artista Amadeu Gonçalves de Sarges, feita em 2012.

Há também fotografias do cortejo do Arraial do Pavulagem e do Auto do Círio, manifestações que integram o circuito do Círio de Nazaré, além da Trasladação. As imagens são dos fotógrafos Guy Veloso, Luiz Braga, Pierre Azevedo, Cris Salgado, Francisco Moreira da Costa, Fernando Mesquita e Raul Alves.

O diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii, participou da curadoria, ao lado do diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes, e da diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), Karina Moriya.

A equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizou a pesquisa histórica que deu base à mostra. 

"A ideia da exposição é apresentar o Círio nessa configuração como patrimônio cultural imaterial e a Basílica de Nazaré como imóvel tombado pelo DPHAC. Nós temos um lado religioso muito forte, que extrapola os limites do espiritual e vai para o cultural, então buscamos mostrar essa multiplicidade cultural e étnica que o Círio traz", explicou o diretor Leonardo Torii.

O servidor público Renan Coutinho, 38, foi conhecer as peças expostas no Gasômetro. Ele disse que já passou por duas Estações do Preamar da Fé e quer realizar todo o circuito de exposições até o domingo de Círio.

"Eu já havia reservado as minhas férias para outubro, justamente porque queria aproveitar o Círio de forma completa, mas aí veio a pandemia e mudou muitas coisas'', comentou o servidor.

Para Renan Coutinho, a programação é fonte de informações sobre a Festividade de Nazaré. "É uma ótima oportunidade para conhecer o acervo e aprender mais. Aqui nós percebemos que teve uma pesquisa muito bem feita, a curadoria foi cuidadosa e o acervo é riquíssimo. Gostei muito de ter visto as peças de miriti que remetem à nossa memória. A mostra foi muito singular nesse sentido de trazer o sentimento de pertencimento".

SERVIÇO

A 'Estação 6: Conhecer para Preservar' segue até o dia 18 de outubro, de terça a domingo, com visitação das 9h às 17h, no Teatro Estação Gasômetro.

A entrada é gratuita para todos os públicos. As fotos da exposição também ficarão disponíveis nas redes sociais do Iphan no decorrer da semana. Após o dia 18, a mostra seguirá para a Estação Cultural de Icoaraci, na Vila Sorriso.