Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

'Emoções Coletivas' é tema do WebCiclo desta sexta-feira (9)

Realização é do Governo do Estado e integra a programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz 

Por Josie Soeiro (SECULT)
08/10/2020 14h40

Nesta sexta-feira (9), às 17h, haverá nova edição do WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera, com o tema “Emoções Coletivas: o Coro de Ópera”. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM) e faz parte da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz.

O encontro reunirá os maestros Mário Zaccaro, do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), e Otávio Simões, regente do Coro do Festival Amazonas de Ópera. A mediação fica por conta do maestro Cleiton Xavier. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube do Theatro da Paz. 

O tema abre espaço para a troca de experiências de regentes de grande referência no Brasil. Regente Cleiton Xavier afirma que o encontro será importante para discutir o papel da regência do coro de ópera e também para discorrer sobre as relações interpessoais no contexto de um grupo coral. 

“A conversa seguirá três eixos centrais, que irão abordar, primeiramente, a nossa função na construção dramática do coro, como estilo e sonoridade, depois, abordaremos todos os processos técnicos que antecedem uma apresentação e, por fim, falaremos das relações entre o regente, coreógrafo e diretor de cena, por exemplo”, explica Xavier. 

O evento é também uma boa oportunidade para o diálogo sobre a produção musical lírica feita no País, já que são poucas as companhias e teatros que podem manter um coro estável produzindo ópera por décadas como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. E diante do cenário de pandemia, as instituições continuam buscando alternativas para assegurar essa produção, com ensaios e gravações por videoconferência, por exemplo.

Sobre esse período de restrições, Cleiton Xavier destaca o esforço na continuidade das atividades artísticas. “Alguns movimentos têm acontecido ainda nesse período, como dois concursos internacionais de canto lírico que aconteceram no Brasil de forma online. E também existem projetos, como o de São Paulo, Belo Horizonte e o do Theatro da Paz, que tem sido feito através de um trabalho que mantém os cantores envolvidos com seu repertório”. 

Serviço

Webinário “Emoções Coletivas: O Coro da Ópera” 
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz - II Curso de Formação em Ópera
Data: 09/10/2020
Hora: 17h
No Canal do YouTube do Theatro da Paz
Programação gratuita e aberta ao público.

Com informações de Sorella Conteúdo