Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa aproveita clima de Círio e realiza coleta de sangue na Praça Santuário 

Nesta sexta-feira (9) a Unidade Móvel do Hemocentro estará na avenida Claudio Sanderes, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
08/10/2020 14h08

Dezenas de voluntários aderiram à ação da Unidade Móvel de coleta de sangue da Fundação Hemopa na Praça Santuário, em BelémO estudante de enfermagem, Christian Barbosa, de 22 anos, estava de passagem pela Praça Santuário, quando decidiu parar e fazer a primeira doação de sangue. “Eu sou da área da saúde e sei o quanto é importante. Já me cobrava há muito tempo fazer a doação e agora deu certo”.

Este é o objetivo da Unidade Móvel de coleta de sangue da Fundação Hemopa, sensibilizar pessoas ao ato de responsabilidade social que é a doação de sangue. Nos dias 7 e 8 de outubro, aproveitando o clima de Círio de Nazaré, o Hemopa deslocou a unidade móvel para a Praça Santuário, na Avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém. 

A professora Aldejane de Souza, que já é doadora, também aproveitou a oportunidade de encontrar a unidade móvel no caminho do trabalho. "Esse é um momento que já mexe com a gente, por causa do Círio. Você doar sangue é salvar vidas”, destacou.

A Fundação Hemopa é responsável pelo abastecimento transfusional de mais de 200 unidades hospitalares públicas e privadas de todo o estado do Pará. O atendimento transfusional é ininterrupto e por isso, o estoque de sangue precisa estar satisfatório constantemente. 

Uma bolsa de sangue é capaz de beneficiar até 4 pacientes. Fiscal de obras, seu Altemar da Silva, doador há mais de cinco anos, entende a importância da doação.

"Esse é um gesto de amor e carinho. As vezes passamos por tantas dificuldades que nunca sabemos o que pode acontecer com a gente. Amanhã eu posso estar precisando de sangue”, disse o trabalhador.

Coleta com a Unidade Móvel

Nesta sexta-feira (9) a Unidade Móvel vai estar no supermercado Mateus na Avenida Claudio Sanderes, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, das 8h às 16h.

No sábado (10) a Igreja Quadrangular – Marca da Promessa, na avenida Senador Lemos, vai receber a unidade móvel, das 8h às 16h. 

Critérios da doação

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.