Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORDESTE PARAENSE

Adepará apreende doses de vacina contra aftosa impróprias para uso

Doses estavam sendo conservadas em temperatura incorreta, o que prejudica a eficácia da imunização

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
08/10/2020 12h23

Inspeção ocorreu em cinco revendas agropecuárias nos municípios de Abaetetuba e TailândiaA má conservação de vacinas contra a febre aftosa e a venda fracionada de medicamentos veterinários foram as principais irregularidades encontradas pelos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), durante inspeção em cinco revendas agropecuárias localizadas nos municípios de Abaetetuba e Tailândia, nordeste paraense, entre os dias 5 e 7 de outubro. Todo o material, cerca de 800 doses, que estava sendo comercializado irregularmente, foi apreendido e inutilizado.

As vacinas contra a febre aftosa devem ser armazenadas a uma temperatura que varia entre 2ºC e 8ºC, para que o consumidor tenha a garantia da eficácia do produto. De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacina contra a doença deve ser acondicionada em refrigerador com termômetro ou outro equipamento para registro de temperaturas devidamente aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Cenário diferente do encontrado pela equipe da Gerência de Controle de Revendas Agropecuárias da Adepará nos estabelecimentos fiscalizados.

“Em uma das revendas vistoriadas, encontramos vacinas sendo mantidas em geladeira comum, de forma inadequada e sem termômetro para registro de temperaturas máxima e mínima”, detalha a fiscal estadual agropecuária, Márcia Penna. Segundo ela, o refrigerador empregado para conservação de produtos biológicos somente pode ser usado para este fim e, em caso de utilização de refrigeradores comuns, a vacina não deve ser armazenada nos compartimentos localizados nas portas e em hipótese alguma no congelador.

As visitas técnicas realizadas pela Adepará têm o objetivo de orientar os empresários sobre as atualizações dos programas sanitários e monitorar as condições de comercialização dos produtos biológicos de uso agropecuário. Os estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades foram autuados e seus responsáveis orientados sobre a importância da venda legal de medicamentos e controle de recebimento, acondicionamento e comercialização de vacinas para uso animal. As vistorias foram realizadas pelos fiscais agropecuários Márcia Penna, Adriano Vilar e Hérika Bittencourt. Em Tailândia, a equipe também encontrou medicamentos sendo oferecidos fora do prazo de validade.