Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E LAZER

Ações voluntárias contribuem para homenagens ao Dia das Crianças na Fundação Santa Casa

Hospital realizou uma sessão recreativa nesta quarta-feira (7) com direito a brinquedos, lanches, decoração temática e até plantinhas para casa

Por Etiene Andrade (EMATER)
07/10/2020 15h28

Equipe da Terapia Renal Substitutiva Pediátrica (TRSP) da Santa Casa contou com voluntários e entidades para homenagear as crianças A sessão de hemodiálise teve gostinho de festa nesta quarta-feira (7), para a alegria do pequeno Joaquim Batista, assistido na Fundação Santa Casa. Com o apoio de voluntários e doações de instituições parceiras, a equipe da Terapia Renal Substitutiva Pediátrica (TRSP) do hospital proporcionou às crianças atendidas no setor uma alegre manhã pelo Dia das Crianças, na próxima segunda-feira (12). Não faltaram brinquedos, lanches, decoração temática e até plantinhas para levar para casa.

“Esse é um período do ano em que a gente sempre promovia uma atividade extra-hospitalar, que gerava uma expectativa nas crianças, mas esse ano não foi possível, por conta da pandemia. Por isso decidimos promover dentro do nosso espaço mesmo essas atividades lúdicas e recreativas, ressaltando a infância e a realidade das meninas e meninos, por meio de um tema que tem uma íntima relação com a origem deles, que é a natureza, pois muitos são de áreas rurais do interior”, observou Fernanda Lobato, terapeuta ocupacional que integra a equipe multiprofissional da TRSP.

O sorrisão do pequeno Joaquim Batista, atendido diariamente no setor de hemodiálise, deixa claro o sucesso do evento da Santa CasaPara Josilene Batista, mãe do Joaquim, paciente que realiza hemodiálise todos os dias, há mais de um ano, a programação do Dia das Crianças garante um momento de descontração às crianças assistidas na Santa Casa, e também, aos pais que acompanham os tratamentos dos filhos.

“O Joaquim está aqui todos os dias sentadinho por três horas e meia e é muito importante todo essa atenção dos profissionais e essas atividades, pois quando aparece uma brincadeira, ele fica mais alegre e hoje ele ficou feliz também quando ganhou o carrinho”, contou a mãe Josilene.

A dedicação da equipe da Terapia Renal Substitutiva contou com o apoio de voluntários do Grupo de Humanização da Santa Casa, doações de plantas pela floricultura Yamanaka e também doações da Associação de Renais Crônicos e do Grupo de Voluntários Semeando Amor, formado por mais de 30 voluntários da área da segurança pública, que há mais de uma década contribui com as atividades voltadas às crianças atendidas pela Santa Casa.

“Nós fizemos hoje 16 anos de voluntariado e fazer esse trabalho tem sido muito gratificante para gente e mesmo com a pandemia nós pudemos por mais um ano apoiar essa ação da Santa Casa”, disse Cláudia Massoud, coordenadora do grupo Semeando Amor.

Dia das Crianças do Fissurados

Além da programação da Terapia Renal Subtitutiva Pediátrica, que deve se estender por todo o mês de outubro, a Santa Casa também comemorou no início da semana o Dia das Crianças do Serviço de Referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais. Essa programação contou com o apoio da instituição filantrópica Smile Train Brasil, que apoia ações para a correção da fissura labiopalatal. A festa foi animada  com a apresentação do Coral da Santa Casa, dinâmicas do grupo de Humanização e distribuição de brindes.

“Esse é um momento gratificante pois estamos tendo a alegria de estar bem perto das crianças, novamente. Antecipamos a festa das crianças para coincidir com a semana do fissurado labiopalatal, pois em todo o Brasil ocorreram vários eventos e nós não podíamos ficar de fora”, afirmou Débora Costa, responsável técnica pelo serviço de fissurados.

 Voluntariado

Desde 2013, a Santa Casa tem um grupo de voluntários ligados ao Comitê de Humanização da Fundação. Para contribuir com as ações do grupo ou fazer parte do voluntariado, o interessado pode entrar em contato pelo telefone: (91) 4009.2376.