Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLATAFORMA DA FÉ

Sectet lança “TecnoCírio” com imagens e textos sobre a devoção a Nossa Senhora de Nazaré

Devotos terão acesso via internet a vídeos, fotos e textos sobre a festa da padroeira dos paraenses e acompanharão também algumas celebrações

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
06/10/2020 14h58

Na plataforma "TecnoCírio", a fé não costuma falhar: devotos terão à sua disposição um aplicativo de acesso a imagens, vídeos e textosA história, as celebrações, os símbolos, as edificações, enfim, as formas de expressão da fé dos católicos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré estão reunidas na plataforma que será lançada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) nesta sexta-feira (9), às 10h, no auditório da Escola de Governança do Pará (EGPA).

“As circunstâncias da pandemia nos levam a viver o Círio de forma diferente e a plataforma é mais um meio de estarmos todos conectados, utilizando a tecnologia da comunicação para fazer fluir a emoção que toma conta dos paraenses nesse momento ímpar da nossa religiosidade”, afirma o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

PARCERIAS

A plataforma é o resultado da parceria entre a Sectet, a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT) e a Diretoria da Festa de Nazaré.

“Diante da necessidade do distanciamento social, idealizamos a plataforma em conjunto para possibilitar mais um canal de divulgação do Círio e aproximação dos fiéis com a programação em homenagem à Nossa Senhora”, explica Yuri Santiago, da equipe de elaboração do “TecnoCírio”.

Para a concretização do site foram convidados profissionais de renome do cenário paraense, que elaboraram textos inéditos sobre 26 temas relacionados ao Círio. Todos os textos estão disponíveis em inglês e espanhol, além do português. As fotografias foram feitas por premiados profissionais do estado, que fizeram o registro do Círio de 2019.

360°

Dentro do projeto do TecnoCírio haverá ainda o registro em 360° da missa na Basílica Santuário, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, nesta sexta-feira, 9, às 18h, e Missa de encerramento do Círio 2020, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antonio de Assis Ribeiro, no domingo, 11, às 11h30. Os eventos poderão ser acompanhados ao vivo e depois ficarão disponíveis na plataforma.

Outra novidade é que todo o conteúdo da plataforma estará disponível também no aplicativo “TecnoCírio – a fé na palma da mão”, que está sendo finalizado.