Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SSÚDE

Santa Casa realiza campanha de segurança em prevenção e saúde

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
06/10/2020 14h53

Usuários e servidores da Fundação Santa Casa foram presenteados, nesta terça-feira (06), com uma ação de conscientização sobre a importância da higienização das mãos, que tem como objetivo mobilizar e sensibilizar as pessoas para as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são: a comunicação efetiva, a segurança no uso dos medicamentos, a cirurgia segura, a higienização das mãos e a prevenção ao risco de quedas e lesão por pressão.

Tamires Tupinambá, assessora de controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, diz que é importante enfatizar essas metas de segurança do paciente. “Essa é uma ação que é de controle de infecção do hospital, aonde nós controlamos, diariamente, a higienização das mãos dos pacientes e dos próprios servidores. Com essa atividade estamos alcançando bastante pessoas. Não só entregando álcool em gel, mas também capacitando para que as pessoas entendem a importância de higienizar as mãos corretamente”, destaca Tamires.

Socorro Bezerra, dona de casa que mora em Ananindeua e veio ao ambulatório da Santa Casa, disse que a ação realizada no hospital tem um significado muito especial, principalmente nesses tempos em que a pandemia da covid-19 tem grande impacto nas pessoas. E a lavagem e o álcool em gel nas mãos é fundamental para combater doenças.

Para Rita Ribeiro, auxiliar de cartório, esse é um bom evento para conscientizar mais as pessoas. “Como diminuíram os casos de coronavírus, as pessoas estão por aí sem máscaras, sem passar o álcool, sem higienização nenhuma. Como se a doença já tenha sumido. É uma ótima conscientizar principalmente dentro de um ambiente hospitalar”.        

Nelma Machado, médica intensivista, diz que todos os anos se faz uma semana de alusão às metas da segurança que são trabalhados o ano inteiro, junto aos servidores e a população, que recorre ao hospital, para prevenir infecções. 

“Quando nos higienizamos nossas mãos, nós prevenimos infecções, então essa meta com a identificação dos pacientes são bases para que a gente previna agravos e essa meta está relacionada à prevenção de infecções que é o grande temor da população e hoje a gente aborda essa meta como uma reflexão, trazendo a lembrança para toda a população sempre higienizar as mãos e diante desse momento que estamos passando, que é a pandemia, a gente sabe que ao fazer a higienização das mãos estamos nos prevenindo contra a covid-19”, esclarece a médica.

Mobilização para as metas - O evento contou com a participação do “Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco”, além dos servidores da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH), que fizeram a distribuição de álcool em gel tanto para servidores como usuários da Santa Casa. “O repasse do álcool em gel está ajudando para que se faça a demonstração e aprendam como fazer e a importância do que está sendo feito na Santa Casa”, diz Tamires assessora da ACIH.   

A meta 1, está relacionada a identificação, todo paciente tem que estar identificado; meta 2 é a comunicação, que é feita com a transferência de cuidados (passagem de plantão em todos os turnos); a meta 3 é a segurança nos medicamentos (a todo momento que se faz uma medicação no paciente tem que identificar, confirmar o nome dele, confirmar a medicação, quais os efeitos que ela vai trazer); a meta 4, é relacionada a cirurgia segura (identificar o paciente e o seu consentimento para a cirurgia, que ele conheça o que pode acontecer); a meta 5, é a higienização das mãos e a meta 6, relacionada a prevenção de quedas.